sexta-feira, 25 de março de 2011

Juros altos e arrocho no crédito já atingem
a indústria, diz CNI

“As medidas de restrição ao crédito tomadas pelo Banco Central no final do ano passado e o aumento da taxa de juros, bem como o anúncio do corte de gastos do governo, já se refletiram na demanda”, afirmou o economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Azevedo, ao divulgar a pesquisa da Sondagem Industrial, na terça-feira (22).

O Índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu 47 pontos em fevereiro e é o terceiro mês consecutivo em que o resultado ficou abaixo de 50 pontos. De acordo com a entidade, o índice de UCI varia entre zero e cem pontos. Abaixo de 50 representa uma UCI aquém do normalmente atingido naquele mês.

Em fevereiro, a produção industrial alcançou 51 pontos, maior que os 46 pontos observados em janeiro. “Subiu pouco”, avaliou Marcelo. “O indicador continua próximo da linha divisória de 50 pontos”.

Segundo a pesquisa, o crescimento não foi suficiente para trazer a produção industrial “ao nível usual para o mês”.

Em relação à evolução do nível de estoques, segundo a pesquisa, as empresas mantiveram estoques estáveis (índice de 50,3 pontos) em fevereiro ante 50,4 pontos em janeiro. Já o índice de evolução do número de empregados atingiu 50,7 pontos, superior aos 49 pontos apurados no mês anterior.

Nenhum comentário: