domingo, 20 de março de 2011

Cresce o movimento em defesa da “Voz do Brasil”

Jornalistas e radialistas iniciaram no Distrito Federal o movimento “Em Brasília, 19 horas”, em defesa do programa jornalístico “Voz do Brasil”.
O movimento conta com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Interestadual dos Radialistas (Fitert), sindicatos dos jornalistas do Distrito Federal e do Estado do Rio, sindicato dos radialistas do DF, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB), CNBB, MST. Além de parlamentares e outras entidades civis.
O jornalista Beto Almeida, diretor no Brasil da rede de televisão latino-americana Telesur, e Chico Sant’Anna, jornalista e PhD em Ciência da Informação e Comunicação pela Universidade de Rennes na França, denunciam em artigo, intitulado “Em Brasília, 19 horas: Pela preservação da Voz do Brasil”, a sanha da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), para acabar com o programa. Segundo eles, a Abert luta para que a transmissão da “A Voz do Brasil”, deixe de ser obrigatória nas rádios do país.
“Durante muito tempo, a estratégia da entidade representativa dos donos da mídia foi se valer de medidas judiciais para liberar a obrigatoriedade da transmissão. Depois que o assunto foi enterrado de vez pelo Supremo Tribunal Federal, acatando como justa e legal a obrigatoriedade da veiculação, os donos de rádio e TV atacaram via Legislativo”, consideram.

Eles destacam ainda a necessidade de se reconhecer que o programa “tem desempenhado historicamente importante papel na construção da unidade nacional”.
O movimento “Em Brasília, 19 Horas” defende a preservação desse importante instrumento de comunicação, “que atinge mais de 80 milhões de brasileiros como única fonte de informação e o seu tombamento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.

Um projeto de lei, apresentado pela senadora Marinor Brito (Psol-PA) e que conta com apoio de outros senadores como Roberto Requião (PMDB-PR) e Vanessa Graziotin (PcdoB-AM), determina que seu horário seja obrigatoriamente das 19h às 20h, segundo o horário oficial de Brasília.

Criado em 22 de julho de 1935, o Programa Nacional, que mais tarde foi rebatizado de a Hora do Brasil e posteriormente, “A Voz do Brasil”, é um programa jornalístico informativo sobre as atividades dos três Poderes da República sendo o programa radiofônico em operação mais antigo do mundo.
HP

Nenhum comentário: