quarta-feira, 30 de março de 2011

Bandos armados assassinaram 10 pessoas na cidade síria de Latakia, informa agência Sana

“Na cidade portuária de Latakia, houve ataques no domingo, realizados por bandos armados que agiram na tentativa de provocar o caos e espalhar o terror”, afirma a Agência de Notícias Árabe Síria – Sana. A agência de notícias divulgou relato, segundo o qual os ataques causaram a morte de dez pessoas e cem feridos na cidade. Lojas foram apedrejadas e casas invadidas.

Segundo a Sana, diversas pessoas foram assassinadas por elementos dessas gangs que atiravam a partir de telhados de casas da cidade e em outros casos à queima-roupa. A agência também noticiou que estes mesmos bandos atearam fogo a um hospital e atacaram também forças de segurança.

Nafez Salman, pai do jovem Alaa, assassinado pelos vândalos, afirmou que seu filho foi alvejado com tiros na testa, peito e abdômen e teve ainda seu corpo mutilado com facas.

O tio de Alaa disse que queria que a morte de seu sobrinho servisse de mensagem para o descrédito na mídia mentirosa. “Que desenham uma imagem distorcida e inverídica dos eventos passando por cima da intimidação e vandalismo aos quais os cidadãos foram sujeitos”.

O bombeiro Maksim Rihan contou que foi atacado por um bando de jovens e sobreviveu a esfaqueamento em várias partes do corpo. Rihan contou que quando seus colegas de serviço tentaram socorrê-lo foram atingidos por uma saraivada de pedras. Muhand Allan, policial, foi atingido por tiros. “Tentei argumentar e conter os agressores, em vão”. Outros policiais foram atingidos com tiros, facas e pedras.

Sinan Blouk Bashi, motorista de ônibus, ficou ferido por um tiro na nuca e foi levado às pressas para o hospital da Universidade Al Assad.

Samir Badr, morador de Latakia, contou que muitos jovens se juntaram aos policiais para conter as gangs e que dezenas de bandidos foram detidos.

Donos de lojas também relataram eventos em que vândalos atearam fogo a prédios públicos. “Um grupo de pessoas armadas atacou ontem à noite e tentou pôr fogo ao Hospital Nacional”, declarou o diretor do Departamento de Saúde de Latakia, Muhammed Shreitah.

O governo conduz investigações para saber exatamente quem são os mandantes e as motivações dos provocadores de distúrbios.
 HP

Nenhum comentário: