sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Resistência iraquiana detona 115 fantoches em Kirkuk

O QG dos mercenários curdos de Kirkuk, que querem subtrair do Iraque os campos de petróleo do norte do país, foi atingido por ataques a bomba realizados pela Resistência iraquiana na manhã de quarta-feira, dia 9. O primeiro atingiu o próprio prédio. Cerca de um minuto depois um carro explodiu acertando uma patrulha dos colaboracionistas nas imediações. A terceira bomba, também um carro, e a cerca de 500 metros da segunda, mandou pelos ares outro bando. No ataque, foram mortos 11 colaboracionistas e 104 ficaram feridos. Uma dúzia de veículos dos mercenários ficou em pedaços. A 250 km de Bagdá, Kirkuk também tem uma das mais importantes refinarias de petróleo do país.

Em Bagdá, mais oito fantoches foram atingidos por duas bombas. Petardo próximo a Faluja abateu um oficial colaboracionista e mais três soldados.

No domingo, dia 6, centenas de iraquianos, em manifestações em vários cantos do país exigiram o fim dos apagões e da falta de água a renúncia de autoridades-fantoches. “Nem na idade média as pessoas viviam em condições como estas”, denunciou o engenheiro Furat Al Janabi em protesto no distrito pobre de Bab al Sham.

Em Basra, ao sul, uma centena de manifestantes exigiu a renúncia do governador e dos vereadores. Peão de obra e pai de seis filhos, Nuri Ghadhban, disse que sua família dependia “totalmente de rações alimentares; sem isso, morreríamos. Encontro trabalho por um dia e depois nada mais nos dez dias seguintes”. Ele acrescentou que procura querosene “há um mês” e não consegue encontrar. “Antigamente tínhamos o suficiente. O que eles [as autoridades lacaias] querem? Que nos incendiemos até que eles pensem em nós?”.
HP

Nenhum comentário: