terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dilma e Cristina assinam acordo para desenvolvimento da internet banda larga entre os dois países  

Os governos do Brasil e da Argentina assinaram em Buenos Aires, na segunda-feira (31), um plano para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga nos dois países até 2015, por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade do serviço. Trata-se do Plano de Ações Conjuntas, que visa a aproximação entre o Plano Nacional de Banda Larga brasileiro e o Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada.

O plano prevê a implantação de dutos para passagem de cabos e fibra óptica entre os dois países, a integração da estatal brasileira Telebras com a estatal de telecomunicações argentina Arsat, a aliança para produção de equipamentos e a troca de informações sobre programas e políticas na área industrial que ampliem o acesso a equipamentos.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que integrou a comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem oficial à Argentina, o acordo garante o desenvolvimento integrado de políticas na área do acesso à internet e a novas tecnologias. Os dois países também devem desenvolver em conjunto conteúdos digitais e interativos e trabalhar em parceria para definir mecanismos de financiamento e acesso a crédito para projetos estratégicos na área.

Também será criado um conselho, formado por representantes do Ministério das Comunicações do Brasil e do Ministério do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços e pela Comissão de Planejamento e Coordenação Estratégica do Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada.
 HP

Nenhum comentário: