sábado, 22 de janeiro de 2011

Federação Latino-americana de Jornalistas
condena censura do Google a site cubano
  
  A Federação Latino-americana de Jornalistas (FELAP, na sigla em espanhol) somou-se, na quarta-feira (19/01), à reclamação internacional a favor do pleno restabelecimento do sítio digital cubano Cubadebate, censurado pelo Youtube/Google.
 
Em nota assinada pelo seu presidente Juan Carlos Camaño e difundida pela União de Jornalistas de Cuba, a FELAP denunciou que a medida “com toda clareza significa um novo ato de censura contra Cuba e sua Revolução”.
  
O Youtube, de propriedade do Google, fechou a conta da página cubana nessa rede a semana passada, sob o pretexto de ter recebido uma denúncia por suposta infração do direito de autor (copyright).
  
A notificação se referiu a um fragmento do vídeo da apresentação em Miami do Fundo Legal para o terrorista confesso Luis Posada Carriles, que se publicou em data recente, editado de um material muito mais amplo que circulou na rede e tinha sido reproduzido em vários sítios, sem autoria.
  
Após repudiar o “novo ataque” contra Cubadebate, a FELAP exigiu que “cessem as pressões, chantagens e mentiras dedicadas a desprestigiar e desmerecer a luta e os esforços de todo um povo “como o de Cuba - decidido a defender sua soberania”.
  
A equipe do Cubadebate sublinhou que o extraordinário é que Youtube está infestado de vídeos que apresentam informações “manipuladas e tendenciosas” sobre Cuba, com imagens roubadas da web cubana, desrespeitando os direitos autorais, sem que Google os tenha retirado de sua rede social, “apesar de nossas advertências a respeito e da nossa política de respeitar cuidadosamente os direitos autorais do material que publicamos”.

Nenhum comentário: