quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ex-operador de banco suíço nas Cayman passa ao WikiLeaks dados de 2 mil contas secretas

O suíço Rudolf Elmer, ex-executivo do banco Julius Baer nas Ilhas Cayman, entregou na segunda-feira, 17, em Londres, dados bancários de 2 mil contas ao fundador e editor do site WikiLeaks, Julian Assange. Elmer passou para Assange dois CDs com as informações durante uma entrevista coletiva na capital inglesa.
As informações fornecidas por Rudolf Elmer podem começar a ser divulgadas no WikiLeaks dentro de duas semanas, após serem checadas.

O ex-executivo do banco suíço poderá ir a julgamento na quarta-feira na Suíça, sob a acusação de quebra das regras que regem o sigilo bancário do país. Rudolf Elmer afirma que não violou leis bancárias suíças, já que as informações se referem a contas nas ilhas Cayman, fora da jurisdição daquele país. Ele foi demitido em 2002.

Os dados cobrem multinacionais, empresas financeiras e indivíduos ricos de vários países no período de 1990 a 2009, de acordo com o jornal suíço Der Sonntag.

O ex-banqueiro Elmer disse que existe uma sofisticada rede para desvio ilícito de dinheiro. As informações passadas ao WikiLeaks tratam de evasão de impostos e suposta obstrução de evidências em processos criminais.

Elmer disse que ele e sua família vêm sendo bastante pressionados desde que começou a denunciar as operações.
Ele disse ter sido detido por 30 dias sob a acusação de violação de leis bancárias suíças e que lhe foi oferecido dinheiro para que parasse de divulgar as denúncias.

O ex-executivo do Julius Baer disse que recebeu os dados de várias fontes, que manteria no anonimato, e que ofereceu as informações ao governo alemão, mas não recebeu resposta.HP

Nenhum comentário: