sábado, 18 de dezembro de 2010

Repúdio ao arrocho lota as ruas da Espanha, Dinamarca, Bélgica e França


“Os banqueiros continuam a enfiar seus ganhos nos bolsos e a democratizar suas perdas. Enquanto o ano chega ao final, os comissiona-mentos fluem fazendo o contraste entre o enriquecimento privado e o empobrecimento público cada vez mais óbvio. Os sindicatos europeus exigem dos governos que parem de atacar os salários e os programas sociais. Este é o motivo pelo qual manifestações ocorrem hoje por toda a Europa”, afirmou o secretário-geral do Congresso dos Sindicatos Europeus (CSE), John Monks.
A convocação do CSE desatou protestos contra a agressão aos povos europeus com uma greve geral na Grécia, manifestações na Espanha, Dinamarca, República Tcheca, Luxemburgo e outros. Na França houve manifestações por mais de 40 cidades espalhadas pelo país e protestos na porta de fábricas e refinarias.
Na Bélgica, os trabalhadores promoveram um ato diante da sede da Comissão Europeia na véspera do encontro que reunirá neste local chefes governamentais europeus.
As manifestações do dia 15 foram precedidas de enfrentamentos com estas medidas de arrocho no mes de novembro e primeira semana de dezembro.
Em Londres dezenas de milhares de estudantes tomaram as ruas no dia 9. O choque com a polícia se deu quando a marcha dos estudantes se aproximou da Praça do Parlamento.
Greve do metro contra demissões está prevista no dia 26.
HP

Nenhum comentário: