quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitos motivados são a base para políticas públicas eficientes

Os prefeitos são as bases das políticas públicas e, quando motivados, são um dos principais responsáveis pelo sucesso de iniciativas que impactam diretamente na melhoria de vida da população mais pobre, afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (29/11), na cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília (DF).
Lula defendeu a ideia de que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), não foi uma ação “natimorta” porque contou com o apoio efetivo das prefeituras. Nessa edição do prêmio, foram inscritos 1.340 municípios; em 2009, foram 300.
Quanto mais a gente trabalhar com os prefeitos, mais chance a gente tem de fazer acontecer. Esse prêmio é apenas simbólico, na verdade quem está dando o prêmio não somos nós para vocês, são vocês para nós, que estão demonstrando que é possível a gente ter 6 mil prefeitos sérios nesse país, cuidando das crianças como todo mundo sabe que tem que cuidar.
Para o presidente, foi importante para o Brasil eleger como sua sucessora a ex-ministra Dilma Rousseff, que dará continuidade às ações bem sucedidas dos últimos anos. Segundo ele, as experiências iniciadas em seu governo ainda não estão concluídas e a presidenta eleita certamente levará adiante as políticas que farão com que o Brasil chegue a 2015 com todas as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU atingidas.
Todos ganharam nesses últimos anos e há perspectiva de que todos continuem ganhando. E eu posso dizer para vocês que a companheira Dilma tem um compromisso atingido em palanque: tanto quanto eu ela será a presidente de todos, mas ela terá um olhar muito mais próximo para os mais pobres deste País.
O presidente concluiu fazendo um agradecimento especial aos prefeitos e a toda população brasileira e disse que sairá, no dia 31 de dezembro, com a certeza de dever cumprido e de sucesso do governo.
O PNAE existe há 55 anos e atende a 45,6 milhões de alunos da educação básica. Além disso, tem importante papel no desenvolvimento da agricultura familiar no país, pois 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a merenda são investidos na compra de produtos cultivados por produtores agrícolas, o que representa cerca de R$ 900 milhões em 2010.

Ouça a íntegra do discurso do presidente:

Nenhum comentário: