sábado, 18 de dezembro de 2010

Cineasta Michael Moore manifesta apoio ao site WikiLeaks e a seu fundador e editor-geral:
Os fomentadores de guerra é que querem manter Assange na prisão’

Em declaração ao tribunal de Londres, Michael Moore anunciou que está pagando US$ 20.000 para a fiança, e pôs à disposição seus domínios na internet para que o site continue o trabalho de “exposição de crimes preparados em segredo”

MICHAEL MOORE


Ontem, no Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, os advogados do co-fundador do WikiLeaks Julian Assange apresentaram ao juiz um documento meu dizendo que eu dei 20.000 dólares do meu próprio dinheiro para ajudar a tirar Assange da cadeia.

Além disso, estou oferecendo publicamente o apoio do meu site, meus servidores, meus nomes de domínio e qualquer outra coisa que eu possa fazer para manter vivo e atuante o WikiLeaks enquanto continuar seu trabalho de expor os crimes preparados em segredo e praticados em nosso nome e com dinheiro de nossos impostos.

Fomos levados à guerra no Iraque por uma mentira. Centenas de milhares estão mortos agora. Imaginem se os homens que planejaram esse crime de guerra em 2002 tivessem tido um WikiLeaks para lidar com eles. Eles poderiam não ter sido capazes de desencadeá-la. A única razão pela qual eles acharam que poderiam ir em frente com ela era porque tinham garantido um manto de sigilo. Essa garantia foi agora arrancada deles, e eu espero que eles jamais sejam capazes de operar em segredo novamente.

 Então, por que o WikiLeaks, após desempenhar serviço público tão importante, está sob tal ataque vicioso? Porque tem exposto e levado ao embaraço àqueles que têm encoberto a verdade. O assalto a ele partiu de cima. Por exemplo, o deputado Peter A. King chama o WikiLeaks de “organização terrorista”.

E de fato eles são! Eles existem para aterrorizar os mentirosos e fomentadores de guerra que trouxeram a ruína à nossa nação e a outras. Talvez a próxima guerra não seja tão fácil, porque as mesas foram viradas - e agora é Big Brother, que está sendo vigiado ... por nós!

WikiLeaks merece os nossos agradecimentos por lançar sobre isso tudo um enorme foco de luz. Mas alguns na imprensa de propriedade das corporações têm rejeitado a importância do WikiLeaks (“há pouco de novo no que eles já lançaram!”) Ou os têm pintado como simples anarquistas (“WikiLeaks libera tudo, sem qualquer controle editorial!”). WikiLeaks existe, em parte, porque a grande mídia falhou em assumir sua responsabilidade. Os donos das corporações têm dizimado redações, tornando impossível aos bons jornalistas fazerem seu trabalho. Não há mais tempo ou dinheiro para o jornalismo investigativo. Simplificando, os investidores não querem essas histórias expostas. Eles querem seus segredos mantidos ... em segredo.

Peço-lhe para imaginar o quanto o nosso mundo seria diferente se o WikiLeaks existisse 10 anos atrás. Dê uma olhada na foto. Este é o Sr. Bush prestes a receber um documento “secreto” em 6 de agosto de 2001. Seu título dizia: “Bin Laden determinado a atacar nos EUA”. E nessas páginas é dito que o FBI descobriu “padrões de atividade suspeita neste país consistentes com preparativos para sequestros.” Bush decidiu ignorá-lo e foi pescar nas próximas quatro semanas.

Mas se esse documento tivesse vazado, como você ou eu teríamos reagido? O que o Congresso ou as FAA teriam feito? Não haveria uma chance maior de que alguém, em algum lugar, tivesse feito alguma coisa, se todos nós soubéssemos sobre o iminente ataque de Bin Laden, usando aviões sequestrados?

Mas na época poucos tinham acesso a esse documento. Porque o segredo foi mantido, um instrutor da escola de vôo em San Diego, que percebeu que dois alunos da Arábia não tinham interesse algum em decolagens ou pousos, não fez nada. Se ele tivesse lido sobre a ameaça de Bin Laden no documento, ele poderia ter chamado o FBI? (Por favor, leia este ensaio da ex-agente do FBI Coleen Rowley, a Personalidade do Ano da Time em 2002, sobre sua crença de que se o WikiLeaks existisse por volta de 2001, o 11 de Setembro poderia ter sido evitado.)

Ou se o público em 2003 pudesse ter lido os memorandos “secretos” de Dick Cheney de como ele pressionou a CIA para que desse os “fatos” que ele queria, a fim de montar o seu caso falso para a guerra? Se um WikiLeaks houvesse revelado na época que não havia, de fato, arma de destruição em massa alguma, você acha que a guerra teria sido desencadeada - ou melhor, não teria havido apelos para a detenção de Cheney?

Abertura, transparência - estas estão entre as poucas armas que os cidadãos têm para se protegerem dos poderosos e os corruptos. E se nos tempos de 4 de agosto de 1964 - após o Pentágono ter fabricado a mentira que nosso navio foi atacado pelos norte-vietnamitas no Golfo de Tonkin - houvesse um WikiLeaks para dizer ao povo americano que a coisa toda era inventada? Eu acho que 58 mil dos nossos soldados (e 2 milhões de vietnamitas) poderiam estar vivos hoje.

Em vez disso, os segredos os mataram.

Aos que pensam que é errado apoiar Julian Assange devido às alegações de abuso sexual sob as quais ele é mantido preso, tudo que eu peço é que não sejam ingênuos sobre como o governo funciona quando decide ir atrás de suas presas. Por favor - nunca, jamais, acredite na “história oficial”. E, independentemente da culpa ou inocência de Assange (ver a estranha natureza das alegações aqui), este homem tem direito à fiança e a se defender. Eu me juntei aos cineastas Ken Loach e John Pilger e à escritora Jemima Khan, para cobrir o valor da fiança - e esperamos que o juiz aceite e garanta sua libertação hoje.
Poderia o WikiLeaks causar alguns danos não intencionais às negociações diplomáticas e aos interesses dos EUA no mundo? Talvez. Mas esse é o preço pago quando você e seu governo nos levam a uma guerra baseada numa mentira. Sua punição por mau comportamento é que alguém tem que acender todas as luzes da sala de modo que possamos ver o que está sendo feito. Simplesmente não se pode confiar em você. Então, cada telegrama, cada e-mail que vocês escrevem agora é jogo aberto. Desculpe, mas vocês causaram isso a vocês mesmos. Ninguém pode esconder a verdade agora. Ninguém pode maquinar a próxima Grande Mentira se souber que podem ficar expostos.
E essa é a melhor coisa que o site fez. WikiLeaks, Deus os abençoe, vai salvar vidas, como resultado de suas ações. E qualquer um de vocês que me acompanhem em apoiá-los estão praticando um verdadeiro ato de patriotismo.
 

Nenhum comentário: