terça-feira, 23 de novembro de 2010

“Era impressionante a admiração do Brizola pelo Getúlio”

Em cerimônia de inauguração do Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola, em Brasília, na quinta-feira, Lula lembrou os vários momentos da luta que travou ao lado de Leonel Brizola. Dirigindo-se ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, oragnizador do ato, Lula disse que “é importante lembrarmos aqui uma frase do nosso querido companheiro Brizola. Dizia ele: “Em países como o nosso, não há desenvolvimento sem mobilização, não há desenvolvimento sem colaboração popular. Do contrário é elitismo”.
O presidente contou o episódio em que Brizola o convenceu a ir ao túmulo de Getúlio, em São Borja. “Eu fiquei impressionado com a relação e a admiração do Brizola pelo Getúlio. Porque o Brizola, em determinado momento, começou a conversar com o Getúlio. Ele estava conversando com uma admiração, como se o Getúlio estivesse ali ouvindo. E, de repente, o Brizola falou: “Lula, quer conversar com o Getúlio?” E me deu um buquê de flores para depositar no túmulo de Getúlio. Aí ele me apresentou ... o Brizola me apresentou para o Getúlio. Pegou na minha mão e falou: “Olha, Getúlio...” Doutor Getúlio, acho que era. “Olha, doutor Getúlio, aqui está um operário, um operário que você não foi, que eu não fui. Esse é o operário que nós vamos apoiar agora, Getúlio, para fazer aquilo que a gente queria fazer”.
Lula ressaltou também os 80 anos do Ministério do Trabalho. “Representam também os 80 anos da relação entre o Estado brasileiro e toda a classe trabalhadora brasileira”. “Estou falando de uma relação que nem sempre foi harmônica, que nem sempre foi democrática, mas que sinalizou, ao longo dessas oito décadas, os rumos do desenvolvimento nacional”, disse. “E sempre que o Estado ouviu, respeitou e acreditou na força da classe trabalhadora, o Brasil avançou em termos democráticos, sociais e econômicos”. “Foi isso o que ocorreu, por exemplo, quando os trabalhadores, pela primeira vez, conquistaram os seus direitos, ainda no governo Vargas, impulsionando uma imensa transformação em um país cuja realidade social ainda lembrava a do século XIX”, destacou.

Nenhum comentário: