quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CHILE: O INFERNO NA TERRA, O LUCRO SOBRE A TERRA

O acidente ea coragem dos 33 mineiros que passaram 70 dias após uma caverna subterrânea na mina de San José (Norte do Chile) foram ao redor do mundo. Mas o sindicato Solidariedade tem sido amplamente explorada pelo governo de Sebastián Piñera.

A presidente do Chile, Sebastián Piñera, o ultra-liberal "Berlusconi chileno, eleito em Janeiro de 2010, é uma freqüente da mídia e um multimilionário que pretende gerir a sua actividade como o Chile. O "33" (32 chilenos e bolivianos) foram proclamados heróis do bicentenário da independência "com uma orgia de discursos patrióticos e bandeiras nacionais. O governo transformou o resgate, acompanhadas ao vivo por milhões de pessoas, um espetáculo impressionante, com mais de 1.700 jornalistas de todo o mundo presentes no "Acampamento da Esperança" e dois meses, o ministro de Minas e ex-chefe da filial chilena da Exxon Mobil, teve estrela. Mas o grande dia está Piñera foi sob o fogo das câmeras. Uma boa oportunidade para impulsionar a imagem de uma linha marcada por suas ligações com a ditadura do general Pinochet (1973-1989), pouco antes de turnê européia do presidente. Não cometa um erro dizendo: ". O Chile não é agora reconhecido por Pinochet, mas como um exemplo de unidade, liderança, coragem, fé e sucesso"

Mas por trás dessa mídia véu, há as terríveis condições de trabalho dos menores e da exploração desenfreada dos recursos naturais. 58% das exportações estão ligadas ao meu. Chile produz 40% do cobre mundial e se a empresa pública Codelco ainda domina o sector, Pinochet abriu as portas ao capital privado e no espaço transnacional. Este modelo foi então perseguido com entusiasmo por 20 anos, de 1990 a 2010, pelos governos social-liberal do "Diálogo".

Tudo tem sido feito para ignorar as causas reais do acidente. As denúncias contra os proprietários das famílias de São José, a mobilização dos menores permaneceram fora, as declarações do governo federal de mineração do Chile que inclui 18 000 membros do sindicato, têm sido sistematicamente marginalizados. Na região de Antofagasta, 277 dos 300 depósitos, incluindo San Jose, operado sem normas. E só há dezesseis inspetores para monitorar mais de 4.000 minas em todo o país!

Esta vergonhosa exploração do trabalho também toca todos os sectores da economia. 443 pessoas morreram após um acidente em 2009, por uma força de trabalho de menos de 7 milhões de euros.

Quando ele saiu da mina, Luis Urzúa, filho de um líder sindical comunista desapareceu durante a ditadura, disse: "Eu espero que isso nunca aconteça novamente."

Nos últimos anos, os alunos das lutas e greves dos trabalhadores ter aumentado, particularmente entre os mineiros que trabalham em terceirização para grandes empresas. No Sul, os índios mapuche mobilizados ea greve de fome também mostrar o caminho certo. O aprofundamento desta dinâmica em uma perspectiva independente dos liberais sociais, é uma condição prévia para a construção de uma proposta alternativa ao capitalismo neoliberal e da integração do Chile, em uma dinâmica regional da mudança democrática.

http://www.npa2009.org/content/chili-l%E2%80%99enfer-sous-terre-le-profit%E2%80%A6-sur-terre

Um comentário:

Unknown disse...

IMPORTANTE & URGENTE
28/10/2010

Conheça a realidade dos fatos em MANGARATIBA

1- O maior adversário do Serra no Rio é o governador Sérgio Cabral, isto é fato.

2- O governador Sérgio Cabral adora Mangaratiba e apoia a Dilma, isto é fato.

3- Serra eleito, o 1º município do Rio a ser "esquecido" será Mangaratiba, isto é fato.

4- Dilma eleita, o 1º município do Rio a ser "lembrado" será Mangaratiba, isto é fato.

5- A parceria entre governo Federal e governo Estadual com Sérgio Cabral e Dilma eleita é tudo que Mangaratiba precisa, isto é fato.


Somos pessoas do 'bem' e queremos um futuro melhor para a nossa Cidade e para a nossa Família, vamos então votar com consciência Cristã e Coletiva, em prol de todos. Você decide.


Fique unido na Paz de Deus.