terça-feira, 14 de setembro de 2010

"ALCA TERIA CONSOLIDADO A REGIÃO COMO QUINTAL DOS EUA"

CELSO AMORIM

Durante seminário sobre segurança internacional em Genebra, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que se o Brasil tivesse aceitado a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) teria “consolidado” a América Latina como “quintal dos Estados Unidos”.

A plateia, formada por militares e estrategistas americanos e europeus, ouviu de Amorim que rejeição da Alca possibilitou um novo arranjo regional, com uma área efetiva de comércio na América do Sul. Ele citou como exemplo o comércio bilateral com a Argentina, que deverá fechar este ano com de mais de US$ 33 bilhões de fluxo de bens. Ainda este ano, a Argentina se tornará o segundo destino das exportações brasileiras, suplantando os Estados Unidos. A China vem em primeiro lugar. Em 2002, as vendas para os Estados Unidos representavam 26% das exportações brasileiras e hoje, menos de 10%.

“O projeto da Alca que os americanos promoviam teria consolidado a região como quintal americano”, disse o chanceler brasileiro.

Amorim ressaltou os acordos comerciais com os demais países da região e a importância do Mercosul para dinamizar o comércio.
HP

Nenhum comentário: