sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TUCANO É PAUTADO POR MIDIA E MARQUETEIROS

Tentam pautar Dilma, conseguem fazer agenda de Serra...

"Estão tentando pautar a minha campanha. Como falar em ajuste (fiscal) em um país que cresce 5% ao ano, tem geração de emprego e US$ 255 bi em reservas (cambiais)?" O questionamento é da nossa candidata a presidente Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) ante a insistência da mídia em anunciar que ela já tomou as primeiras deliberações de seu futuro governo, quando ainda está em campanha.

Com Dilma a mídia está tentando. Com nosso adversário, José Serra, presidenciavel da coligação de direita PSDB-DEM-PPS ela conseguiu. Serra está sendo dirigido e pautado pela mídia e pelos marqueteiros. Em cada Estado, em campanha, ele promete tudo - como fez ontem, em relação a uma refinaria de petróleo para o Rio Grande do Norte.

Esta história do Serra no Nordeste, de anunciar uma grande obra por Estado e prometer tudo em cada um, não resolve, não cola, nem apaga seu histórico de adversário da região. Quando Ministro do Planejamento de FHC e como deputado e senador, Serra sempre se opôs às políticas de desenvolvimento e incentivos fiscais ao Nordeste e ao Norte do Brasil.

Antero de Barros, o "fantasma" de Serra em Cuiabá

José Serra é o responsável pela não aprovação da reforma tributária, da mudança no ICMS cujos principais beneficiados seriam os nordestinos. E não é só isso: o candidato tucano fez oposição às principais obras do presidente Lula na área, como a Transnordestina e a integração e transposição na bacia do rio São Francisco. Fora o fato de sempre ter se oposto ao papel do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e à ação do BNDES na região, dois dos principais pilares do crescimento ali.

Por isso Dilma está coberta de razão quando cobra coerência do adversário."Ele está fazendo o que não é correto. Crítica e esconde que está criticando. Era melhor assumir isso", acentuou Dilma mostrando um exemplo dessa incoerência: o tucano tenta desqualificar a campanha dela com críticas ao governo Lula, mas mostra a imagem do presidente em sua propaganda na TV.

"Em todas as oportunidades, meu adversário tem usado um método ineficaz com falsas afirmações com as quais tenta impor o medo e a criação de um clima que lembra a estratégia de 2002", reforçou Dilma.

Ela fez campanha em Rondonópolis (MT) e Cuiabá para reeleger o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e derrotar Antero Paes de Barros, o candidato tucano ao Senado. Antero é empregado de Serra que o contratou como integrante do conselho de administração da SABESP, estatal paulista, apesar dele morar em Cuiabá, a 2 mil km de São Paulo.

ZÉ DIRCEU

Nenhum comentário: