domingo, 22 de agosto de 2010

CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DA VENEZUELA DESTACA PRODUÇÃO CRESCENTE DO SETOR DA DÉCADA COM CHAVEZ

O presidente da Confederação Nacional dos Agricultores (Confagan), José Agustín Campos, destacou o aumento do consumo e da produção na Venezuela durante os onze anos de governo Chávez.

Campos ressaltou que antes do governo Chávez, eram consumidas 400 mil toneladas de frango ao ano, das quais, mais da metade era importada. “Atualmente o consumo é de 900 mil toneladas, quase todas de produção nacional”, afirmou. “O povo está consumindo alimentos de qualidade e de produção nacional”, ressaltou.

O presidente da Confagan explicou que no caso da carne, a Venezuela tinha um dos menores consumos por pessoa no mundo, com 11 quilos. “Hoje são quase 25 quilos de carne per capita, com um consumo de cerca de 540 mil toneladas ao ano, frente às 258 mil de uma década”, afirmou. Cerca de 70% do total consumido no país é de produção nacional.

Campos destacou que estes resultados são consequência das políticas implementadas pelo governo Chávez, dentre elas a fixação das taxas de juros para créditos agrícolas em 13% nos bancos privados e 4% na rede pública, quando há 10 anos eram de até 50%.

O líder dos agricultores ressaltou que 95% do setor produtivo nacional apoia as políticas do governo para a questão. “Rechaçamos o argumento contrarrevolucionário segundo o qual o resgate de terras impulsionado pelo governo afetou a produção nacional”, acrescentou.

“O que se tem feito é permitir que novos atores se incorporem aos processos produtivos, se massifique a produção e aumente a produtividade”, destacou.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que a produção de milho obteve um aumento de 132% nos últimos dez anos e a área plantada cresceu 117%.

Na quarta-feira, 18, o Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou a disponibilização de 2 bilhões de bolívares para projetos agrícolas e de construção. Cerca de 1,5 bilhão para o aumento da produção de alimentos.



Nenhum comentário: