terça-feira, 29 de junho de 2010

UNIÃO EUROPÉIA: O ESCANDALO GREGO

A crise grega é uma crise do capitalismo ea crise da União Europeia, hoje ameaçada de desintegração .

O plano de austeridade imposto à população por uma santa aliança do FMI, os governos da UE e do governo socialista grego também não é só uma punição aos trabalhadores e aposentados grego, mas o anúncio dos planos austeridade generalizada na Europa . O plano de 100.000.000.000 € rigor francês Fillon prová-lo! Estes elementos dramáticos na sua implementação, porque envolvem cortes nos gastos do governo, o bem-estar e renda da população, recordar os fundamentos da União Europeia que têm vindo a denunciar o Tratado de Maastricht em 1992.

A Europa dos 27 está às ordens de mercado. Ele organiza a competição , a competição entre as nações , trabalhista, fiscal e de prestações sociais na Europa, o maior benefício do capital e dos mercados. Com um terrível sentimento de nivelamento por baixo.

Para ser mais competitivo do que seu vizinho : os gastos do governo e reduzir os impostos para os ricos , reduzir constantemente as acusações "contra as empresas, o "fardo" que mina a sorte de investimento fiscalizar lucros mínimos empresas.

Agora , os governos europeus se deslocaram para outro estágio. Preocupado com um eixo de mudar o mundo capitalista e é ajustado para a Ásia e os países emergentes , os capitalistas europeus aqui agitar a perder a concorrência global. Desde as conquistas sociais acumuladas por décadas de lutas na Europa, parecem ser as bolas no novo capitalismo global. A bola que é para se livrar planos de austeridade Faixas , pondo em causa o direito à aposentadoria ou cortes salariais para os trabalhadores com as normas europeias de strandard mundo .

A violência desse plano envolve também a regredir em termos de democracia. O FMI, que assola o Terceiro Mundo está batendo à porta da Europa. Como simbólica. A União Europeia, organizado pelos sucessivos Tratados não é um espaço de solidariedade , mas uma máquina para destruir as conquistas sociais do movimento operário europeu. Esta Europa foi construída conjuntamente pelos conservadores e os liberais a social-democracia europeia. Esta prometemos Europa social no final do caminho da desregulamentação liberal. A crise em grego é o momento da verdade. capital da Europa é construída contra os povos da Europa.

Os gregos não têm outra escolha senão aceitar a ditadura do FMI e os governos da UE . Como se aceitar a ditadura dos mercados financeiros , no entanto, eles têm guardado último ano do colapso em dívida , a fim de socorrê-los . Significou Fillon explicar que as agências de rating não sancionada França. As agências de notação que são conhecidos por estar intrinsecamente ligada às bolsas de valores e interesses do mercado.

Portanto , a dívida é a palavra grega a oportunidade de justificar um plano de austeridade já nos tubos , como acontece em França , também, o mesmo governo que aumentou os presentes mais favorecida agora quer pagar a conta crise para a população.

Não tem a necessidade de coordenação de resistência , mobilização e de alternativas para o nível europeu era imperativo . É a solidariedade ea recusa de pagar a conta deve ser expressa em toda a Europa . O PS na votação sobre o plano exigido para a Grécia , a sua condução e suas taxas de juro de francês para 5% apenas para tomar um vergonhoso e nojento. O diretor do FMI, o socialista francês Dominique Strauss-Kahn , o governo socialista de Papandreou grego até votação parlamentar francês , a linha divisória que atravessa a esquerda entre o "sim" ao capitalismo em todas as sua brutalidade e do " não " entre adaptação e resistência, as atualizações.

Tanto na Grécia e na Europa , o grupo daqueles que rejeitam os planos de austeridade, recusando-se a pagar uma dívida que não é deles , mas o produto da 25 anos de isenção fiscal liberais e empresas mais ricas. Quem quiser uma outra Europa : a dos povos , solidariedade e cooperação , os serviços públicos , direitos sociais e democráticos unificado a partir do topo de uma ecologia social antiproductiviste ... Bem , nem dócil aceitação dos ditames da Europa mercados ou o declínio dos mortais nacionalista de extrema direita .

Portanto , a esquerda europeia anti- capitalista poderia defender o cancelamento da dívida , a nacionalização dos bancos na Europa ea criação de um banco público teria o monopólio europeu do crédito. Quem assumiria o euro , a economia , impõem uma diferente distribuição de riqueza e de emprego, desenvolver planos para a reconstrução económica e social em uma abordagem de desenvolvimento sustentável. A grande mudança completa. Condicionada à participação na mobilização de milhões de homens e mulheres se rebelaram. Mais uma vez os gregos a liderança.

Grond Pierre -François

Nenhum comentário: