domingo, 20 de junho de 2010

Por que “Veja” insiste no falso “empate” entre Dilma e Serra

“A revista “Veja” fez um esforço hercúleo em sua última edição para tentar melhorar a difícil situação em que se encontra o candidato do PSDB, José Serra, na corrida presidencial. Entretanto, o mutirão de Civita & Cia em prol do tucano acabou mostrando mesmo é que a situação do candidato do PSDB está bem pior do que se pensava. A revista teve que usar uma pesquisa velha e manipulada do Datafolha para tentar vender a idéia de que há um “empate” entre Serra e Dilma.

Só que os institutos Vox Populi e o Sensus já haviam desmontado a farsa do empate ao confirmarem de forma nítida a crescente preferência do eleitorado por Dilma. Nas duas últimas pesquisas, Dilma já ultrapassou Serra. Desde janeiro, Dilma cresceu 9 pontos nas pesquisas do Vox Populi e 7,2 nas do Sensus. No Vox Populi, Dilma já está com 38% e Serra, 35%. No Sensus, ela tem 35,7% e Serra, 33,2%. E isso há quase um mês. Neste período, Serra, que ainda não conseguiu um substituto para José Roberto Arruda (ex-governador do DF), que era seu preferido para a vice, não parou de cair.

Os números da “Folha”, usados por Veja, foram fabricados em 20 de maio, primeiro para sumir com a vantagem fantasmagórica de 12 pontos pró-Serra, inventada pelos Frias em março, e que não se sustentou. E, segundo, para tentar emplacar o tal empate entre os dois candidatos. Em sua pesquisa de 25 e 26 de março, o Datafolha tinha elevado Serra a um patamar tão irreal que, em vez de turbinar seu candidato, conseguiu provocar um escândalo de tal dimensão que nem um antigo colunista da própria “Folha” conseguiu engolir a pesquisa. “Essa pesquisa é um denso mistério”, escreveu à época Clóvis Rossi.

Depois, com todo mundo mostrando Dilma na frente, o instituto correu atrás do prejuízo e mudou os números, na tentativa de manter apenas a aparência de instituto isento. O Datafolha, como se sabe, pertence aos mesmos donos do jornal “Folha de S. Paulo” que faz campanha aberta e descarada para José Serra.

O Ibope, de propriedade de Carlos Augusto Montenegro, que há alguns meses também dava entrevistas orientando como Serra deveria conduzir sua campanha, deu um reforço para a farsa do Datafolha, mas divulgou duas pesquisas recentes que acabaram desmoralizando o já superado “empate”. Elas mostram Dilma liderando com folga a intenção de votos em Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo e terceiro colégios eleitorais, respectivamente. Dilma abriu 17 pontos sobre Serra no Rio e 8 pontos de vantagem sobre o tucano em Minas. 44% no Rio contra 27% de Serra. Em Minas, a ex-ministra chegou a 42%, deixando Serra com 34%. Como em todos os institutos, Dilma está forte no Norte, Nordeste e Centroeste, o conto da carochinha do “empate” não tem, como podemos ver, a menor sustentação na realidade. Não há, portanto, porque dar crédito a mais essa manipulação grosseira da mídia pró-Serra.

SÉRGIO CRUZ


Nenhum comentário: