terça-feira, 29 de junho de 2010

ONU: 85% DO LUCRO COM COCAINA VAI PARA OS DISTRIBUIDORES NOS EUA

Mais de 85% do lucro bruto pelo tráfico de cocaína e folhas de coca é açambarcado pelos traficantes norte-americanos do produto. Ou seja, quem faz a distribuição da cocaína nos EUA, revelou Antonio Luigi Mazzitelli, representante para México e América Central do Escritório da ONU contra a Droga e o Delito (UNODC).

Mazzitelli explicou que, segundo cálculos de 2008, os lucros gerados pelo tráfico de drogas nos EUA totalizaram 35 bilhões de dólares, dos quais 29,5 se distribuíram entre 200 grandes atacadistas. Há ainda 6 000 médios, e milhares de pequenos vendedores ficam com o restante.

Os mais próximos do último elo de distribuição obtêm um “bom benefício”; porém são os que enfrentam os maiores riscos de ser arrestados, sequestrados ou vítimas de bandos rivais.

“A maior parte do benefício do dinheiro gerado pelo negocio fica nos mercados finais, mais próximo (do distribuidor e consumidor final)”, explicou Mazzitelli.

As cifras, divulgadas no Informe Mundial sobre as Drogas 2010, desmistificam, disse o especialista, a idéia de que os traficantes de droga latino-americanos são os mais poderosos e beneficiados da cadeia.
HP

Nenhum comentário: