terça-feira, 29 de junho de 2010

DILMA NO RODA-VIVA DESCARTA ORTODOXIA E IMPRESSIONA PELA FIRMEZA E TRANQUILIDADE

'Não tem sentido que o receituário dos países desenvolvidos --que cometeram barbaridades-- tenha que ser o mesmo que o dos países emergentes.

Seria uma solidariedade burra. Esse remédio não é nosso. Eles têm que reduzir o déficit deles em 50%. É uma redução brutal. Falam que nós temos uma dívida muito alta. Não é verdade. Comparem nossa dívida interna [líquida, ou seja descontadas as reservas internacionais] com a dos EUA e do Japão. Nós estamos fazendo o nosso dever de casa, independentemente do G-20' [Dilma Rousseff].

Em tempo: o Brasil deve encerrar 2010 com um déficit fiscal --medida de solvencia financeira do setor público-- entre 1,7% e 2,6% do PIB, inferior aos 3,3% do PIB de 2009 e um dos menores do mundo.

Estimativas da revista "The Economist" indicam um déficit fiscal de 12% do PIB para o Reino Unido e de 8,8% no caso dos EUA --decorrencia, em grande parte, de gastos do Estado para contornar a crise financeira gerada pela lógica especulativa dos livres mercados. Esses aspectos foram esquecidos pelos entrevistadores do Roda-Viva

Nenhum comentário: