quarta-feira, 30 de junho de 2010

CAMPANHA ELEITORAL:EQUÍVOCOS E ACERTOS DE CESAR MAIA

ESTA ANÁLISE DE CESAR MAIA(ABAIXO),

É INTERESSANTE, PORQUE MOSTRA QUE A MILITÂNCIA POLITICA PASSA A TER UM PAPEL IMPORTANTE NA ATIVIDADE DE CAMPANHA. VINDO DESTE, MOSTRA TAMBÉM O DESESPERO DE QUEM SABE QUE O CANDIDATO DELE, SERRA/FHC NÃO LEVA ESTA.

A MILITÂNCIA SEMPRE TEVE PAPEL IMPORTANTE. E OS QUE NUNCA A ABANDONARAM SABEM DISSO.

É QUE ELES JOGARAM SEMPRE QUE A TV,JORNAIS, PODESSEM INFLUENCIAR AS CONCIÊNCIAS DAS PESSOAS. E A CAMPANHA RESTRIGIR-SE A ESTES VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.

FIZERAM ISSO NA DITADURA, COM COLLOR,FHC ETC. MAS AS CONDIÇÕES OBJETIVAS TAMBÉM GARATIRAM A ELEIÇÃO DESTES. NÃO BASTA APENAS O QUERER A VONTADE DAS ELITES REACIONÁRIAS E SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
TEM QUE HAVER ALGUMA BASE REAL. SETORES(CLASSES) DA SOCIEDADE QUE SE SINTAM CONTEMPLADAS E QUE AS CONDIÇÕES MATERIAIS RESPALDEM A IDÉIA DOMINANTE.

A MIDIA COLONIZADA, PARTIDARIZOU-SE, PASSOU A DEFENDER INTERESSES ESCUSOS,ESCONDENDO,DISTORCENDO A REALIDADE. CERTAMENTE QUE ISSO FICOU CADA VEZ MAIS CLARO AOS OLHOS DO POVO BRASILEIRO. SUAS PROGRAMAÇÕES PASSARAM A ESPELHAR A IDEOLOGIA DA BARBÁRIE, DAS NOVELAS AS REPORTAGENS, TODA A PROGRAMAÇÃO DAS TVS É PURA CHATICE,CRETINICE.

HÁ UMA REJEIÇÃO NATURAL DO POVO. A TV COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES MOSTRA REALIDADE DO POVO,SUA CULTURA. QUANDO MOSTRA, VEÍCULA AS QUESTÕES MACABRAS,VIOLENTAS QUE ACONTECE NA SOCIEDADE, FRUTO DO CAPITAISMO E DA MISÉRIA. MAS CULPAM O PRÓPRIO POVO POR VIVER NESTA SITUAÇÃO. ESTÃO MISÉRIA PORQUE QUEREM. A TV NÃO TEM NADA HAVER COM O BRASIL, DISTANTE POR COMPLETO DESTE.

NO CASO DE SERRA/FHC E VICE-VERSA OS VENTOS "FEDORENTOS", INTERNACIONAIS, SOBRE A DIMINUIÇÃO DO PAPAEL DO ESTADO NA ECONOMIA E ETC, VINHAM COM MUITA FORÇA. COM CLINTON,BLAIR,TACHER E ETC. QUE ELES INTITULAVAM DE TERCEIRA VIA.

NO BRASIL FHC/SERRA BERRARAM QUE IRIAM ACABAR COM A "ERA VARGAS". MAS ESTA É QUE ACABOU COM ELES. O "GETULISMO" SAIU MAIS FORTALECIDO E GANHOU AS ELEIÇÕES COM LULA, FORMADO NO SENAI, POR IRONIA, CRIADO POR GETULIO VARGAS.

CHEGARAM A PROPAGAR QUE O CAPITALISMO SERIA ETERNO, QUE A" LUTA DE CLASSE NÃO EXISTE", O FIM DO SOCIALISMO E ETC. COM A DERROCADA,TRAIÇÃO DE GORBACHEV, NA URSS.

MAS ASSIM COMO A VIDA, O SOCIALISMO NÃO CAMINHA EM LINHA RETA

CERTAMENTE QUE MUITOS CAIRAM NESSA CONVERSA FIADA, MAS ERA A OFENSIVA DO IMPERIALISMO, TENTANDO SOBREVIVER AS MUDANÇAS QUE SE AVIZINHAM. POIS O CAPITALISMO NÃO MAIS SE SUSTENTA, TANTO QUE AGORA NA EUROPA, ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O ESTADO DE "BEM ESTAR SOCIAL". CORTANDO DIREITOS SOCIAIS,TRABALHISTAS. NA ALEMANHA, HÁ UM MOVIMENTO DE REEGUER NOVAMENTE O MURO.

NA FRANÇA,GRÉCIA,ALEMANHA,INGLATERRA, PORTUGAL,ESPANHA,IRLANDA, ESCÓCIA,SUIÇA,SUÉCIA,HOLANDA A SOCIAL-DEMOCRACIA COMEÇA A MOSTRAR SUAS UNHAS, ABANDONANDO A PELE DE CORDEIROS.

OU SEJA, O CAPITALISMO É CAPITALISMO, LUCRO,LUCRO,LUCRO. MOSTROU QUE O ESTADO CAPITALISTA ESTA PARA SALVAR O CAPITAL. HOJE O CAPITAL-FINANCEIRO ESPECULATIVO-BÉLICO, NEM QUE PARA ISSO ESMAGUE OUTROS SETORES DO CAPITAL PRODUTIVO, A CLASSE MÉDIA E PRINCIPALMENTE A CLASSE OPERÁRIA.
E QUALQUER TENTATIVA DE ALGUM PAÍS QUE QUEIRA REAFIRMAR SUA INDEPENDÊNCIA NACIONAL, MESMO DENTRO DOS DITAMES DO CAPITALISMO É AGREDIDO, COMO O IRAQUE, A IUGUSLÁVIA,IRÃ. O CAPITAL FINANCEIRO-ESPECULATIVO MOSTRA SUA FACE FASCISTA.
NO BRASIL OS ALIADOS DO IMPERIALISMO ATACAM CONSTANTEMENTE O GOVERNO DO PRESIDENTE LULA, QUE SALVOU O CAPITALISMO BRASILEIRO E TENTA FORTALECE-LO.

PENSO QUE CESAR MAIA EQUIVOCA-SE QUANDO PENSA QUE O PSDB,DEM TERIAM QUE TER ESTAS INSERÇÕES DE MASSA . NÃO É CARACTERISTICAS DESTES PARTIDOS, ESTAR INSERIDO NO MOVIMENTO SOCIAL, COM "CARÁTER DE ESQUERDA".

É ILUSÃO IDEOLÓGICA DE QUEM GOVERNOU O MUNICIPIO DO RJ, QUE TEVE QUE SE INDISPOR COM FHC/SERRA EM VÁRIAS QUESTÕES.

OS MARQUETEIROS NÃO ENTENDEM E NEM VÃO ENTENDER SE APEGAREM APENAS A SUAS EXPERIÊNCIAS DE TV E NÃO FOREM A REALIDADE CONCRETA. E MUITOS NÃO IRÃO. A MUITA ARROGÂNCIA.
PENSO QUE TODOS OS CANDIDATOS DAS MAJORITÁRIAS DEVERIAM TER TEMPO IGUAL NA TV, EVITARIAM CONCHAVOS.
NAS ULTIMAS ELEIÇÕES TENTARAM RESTRINGIR, COM APOIO DA MIDIA COLONIZADA, A CAMPANHA A TV. OS CANDIDATOS POUCO IAM AS RUAS, SÓ OS COM POUCOS RECURSOS.

OS CANDIDATOS E SEUS COMITÊS FICAVAM O TEMPO TODO RODANDO COM VEÍCULOS COM SEUS JINGLES OS BAIRROS. PAGAVAM-SE FORTUNAS A FORMAÇÃO DE "EQUIPES". QUE NÃO PASSAVAM E PASSAM DE DISTRIUIDORES DE PAPEL.
NÃO FAZIA-SE COMÍCIOS OU PEQUENOS COMICIOS NOS BAIRROS, DIZIAM QUE ERA FORA DE "MODA". COM ISSO TENTARAM ESMAGAR A MILITÂNCIA.
CERTAMENTE A TV ABERTA TEM AINDA UM PAPEL IMPORTANTE NA ELEIÇÃO MAS NÃO É ELA QUE É MAIS DETERMINANTE. O CANDIDATO TEM QUE "GASTAR SAPATO".

CRESCE NESTE SENTIDO O PAPEL DA MILITÂNCIA, DAS RUAS. O IMPORTANTE É O ENGAJAMENTO POPULAR NA CAMPANHA. COM ESSE ENGAJAMENTO HÁ O DEBATE DE IDÉIAS.
O POVO BRASILEIRO INTELIGENTE, SABE QUE NESTE MOMENTO O SEU FUTURO ESTA EM JOGO. NESTES MOMENTOS QUANDO O PODER ESTA EM LUTA, TODOS QUEREM OPINAR, PARTICIPAR.

NÃO ADIANTA COMO FAZ SERRA/FHC IR PARA TV E MENTIR DESCARADAMENTE, ESTA FORA DA REALIDADE, E AINDA OMITIR-SE QUE FEZ PARTE DO GOVERNO FHC/SERRA O PIOR DA HISTÓRAIA REPUBLICANA.

A REALIDADE CONCRETA MOSTRA QUE HOUVE MUDANÇAS PROFUNDAS NA VIDA DO BRASILEIRO.ESTAS MUDANÇAS PROFUNDAS QUE A OPOSIÇÃO NÃO SABE LHE DA. NÃO TEM QUADROS FORMADOS, SÓ OS OS DO DINHEIROS.

O PSDB/DEM,SERRA/FHC FORAM CONTRA ESSAS MUDANÇAS. E NO GOVERNO DELES FIZERAM TUDO AO CONTRÁRIO E NA OPOSIÇÃO TRABALHARAM CONTRA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL O BRASIL.
TANTO QUE SEU CANDIDATO SERRA/FHC NÃO SABE O QUE DIZER, FICA DISSIMULANDO, NÃO TEM CORAGEM DE ENFRENTAR O GOVERNO DO PRESIDENTE LULA.
O PSDB/DEM NÃO TEM MILITÂNCIA DE RUA QUE IRÁ GARANTIR QUE SEU CANDIDATO VENÇA.

CONTAM APENAS COM APOIO DA MIDIA COLONIZADA EM DECADÊNCIA.
QUANDO CESAR MAIA CHEGA ESTA AUTOCRÍTICA COM RELAÇÃO AS CAMPANHAS, MOSTRA-NOS QUE PRECISAMOS INTENSIFICAR A LUTA NAS RUAS.

FAZER A MILITÂNCIA,MILITÂNCIA,MILITÂNCIA!
A LUTA SE SEGUE.

AYLTON MATTOS




O QUE MUDOU E ALGUNS MARQUETEIROS NÃO ENTENDERAM AINDA!

1. Ontem, este Ex-Blog publicou uma nota onde procura mostrar que o impacto da TV em campanhas eleitorais já não é mais o mesmo. A TV continua como o veículo de massa mais importante. Mas antes, emocionava e, com isso, criava e mobilizava multiplicadores de opinião, que são peças centrais nas vitórias eleitorais.

2. Os multiplicadores são eleitores que tendo confiança num candidato, vão muito além de seus votos: assumem seu candidato como se fossem eles mesmos os candidatos. Pedem votos, argumentam, defendem e atacam. É esse multiplicador que faz um candidato mudar de patamar em direção à vitória.

3. O candidato, em sua movimentação, contatos diretos, reuniões..., vai conquistando multiplicadores. Até poucos anos atrás tinha a TV como seu instrumento básico. Na medida em que a TV emocionava e mobilizava, ia formando eleitores especiais, eleitores multiplicadores. De uns cinco anos para cá, a TV perdeu esse papel. Continua sendo o principal meio de comunicação de massa, mas agora informa, espalha e distribui informações. Mas não emocionando nem mobilizando, a TV não cria mais multiplicadores, ou pelo menos o faz em quantidade muito menor e apenas estimulando os que já eram, ou seriam, multiplicadores.

4. Dessa forma, as equipes dos candidatos devem desenvolver processos que, aproveitando a informação distribuída pela TV sobre os candidatos, construam pontes para a formação de multiplicadores. Sempre o contato físico direto é o mais importante. Porém, a capacidade física de alcançar uma parte significativa do eleitorado é restrita. Por isso, sua performance direta deve ser muito mais apurada, para motivar novos multiplicadores.

5. A internet certamente contribui, mas como já se disse aqui, não é uma panaceia. Até porque muda a interação entre veículo e eleitor, que na mídia tradicional é unilateral, da imprensa ao eleitor. Na internet, os dois polos, emissor e receptor, são produtores de conteúdo e o internauta está 365 dias por ano ligado. Com isso, as campanhas eleitorais não o estimulam tanto.

6. A inventiva em campanhas eleitorais, hoje, é exatamente identificar ou criar mecanismos que ofereçam alternativa à TV como mobilizadores. Serão muitos, além dos conhecidos como boca a boca, reuniões em casa, comícios, palestras, debates e, agora, internet. Há que se criar alternativas agora, com o refluxo desse papel da TV.

7. Talvez, se esta questão tivesse sido avaliada antes, a aliança PSDB-DEM não tivesse passado pelos dias de dificuldades e desconfianças que passa.

Nenhum comentário: