quarta-feira, 5 de maio de 2010

CRISE NA EUROPA E EXTORSÃO PRATICADA CONTRA A GRÉCIA

George Papandreou aceitou um plano de austeridade sem precedentes no retorno para com 110 mil milhões de euros de três anos, o Estado se compromete a fazer 30 bilhões de euros em poupanças.

O lucro e os mercados financeiros são guardados para que os serviços públicos e os salários são o brinde!
No lado das despesas: lançar uma nova ofensiva contra os serviços de saúde e educação pública - reduzir um pouco dos gastos militares bem acima da média da União Europeia (UE) -, mas prevêem que o França, segundo maior fornecedor de armas da Grécia, vai ver seus controles protegida. A reforma cons-reforma, pior do que nos ameaça, em França, está sendo planejada. Os salários vão ser reduzidos e, em seguida, congelado, e no sector privado, as demissões são facilitados, ao mesmo tempo que apresenta um rendimento mínimo para os jovens e desempregados de longa duração encontrou um emprego - o que vai aumentar o "working poor" ...


Do lado da receita: a privatização dos transportes e da energia da Europa exacerbou uma anti-social e ambientalmente desastrosa. Em termos de tributação da poupança são os lucros ou isenções que beneficiam os da Igreja Ortodoxa, mas o imposto mais injusto IVA - - será aumentada.
Recorrer ao FMI e ao financiamento bilateral dos Estados-Membros destinadas a salvaguardar a UE neo-liberal: não há tributação na Europa (o orçamento da UE é limitado a 1% do PIB), com prioridade para o financiamento privado gratuito circulação de capitais e "critérios Maastricht1. Estes, reafirmou hoje, foram estabelecidos em 1992 que a Alemanha compromete-se a renunciar ao Deutsche Mark. Toda a UE criou um mais assimétrico.

Os países designados com desprezo como "Pigs" (porcos, em Inglês) para Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (Espanha) é uma "periferia" da zona euro como existe o leste. Os superávits comerciais e de baixa inflação, uma deslocação profissional alemãs para o Leste e da moderação salarial, são superiores à inflação, défices e dívidas em outros lugares.
As agências de notação de "avaliar" esses desequilíbrios. Eles, que foram altamente elogiados em 2007, que provou ser "títulos podres" na crise do subprime é agora possível impor "notas ruins", que capturou o mercado especulativo: a Grécia, Portugal e Espanha são os mais frágeis - mas a Itália tem uma dívida superior à Grécia e ao défice do Reino Unido mais de 10% ... Dominique Strauss-Khan eo rugido do Eliseu contra essas agências que aumentar a especulação sobre o euro. Porém, "os especuladores" são particularmente bancos próprios. Os da França e Alemanha mantêm 80% da dívida grega. O Banco Central Europeu tem o direito de emprestar aos Estados, mas emprestou quantidades enormes aos bancos a taxas mais baixas em crise financeira. Este dinheiro é usado hoje nos seus empréstimos, com uma taxa mais elevada, os Estados Unidos ... que recentemente decidiu emprestar-se a Grécia, com um lucro de passagem ...
O FMI e os governos da UE querem Grécia para servir "lição" da Europa. Mas esta Europa tem de ser rejeitada pelo mobilizações que impõem a solidariedade real, e "critérios de convergência" sobre a elevação do nível de vida e proteção ambiental. Dinheiro e finanças sob controle público deve estar ao serviço da coesão social.
O "socorro" da poupança Grécia lucros e rendimentos de investimento sobre a dívida. Temos de recusar, porque é tão injusto como o FMI também planos - e ineficaz: austeridade significa recessão causa um défice - para não acabar com a especulação.
Os islandeses têm se recusado a pagar por uma falência que não é deles, em um referendo em março passado. Temos de recusar o pagamento de dívidas, sem auditoria, transparência e debate sobre estas dívidas.


Catherine Samary e Hugo Harari, Kermadec, Economia Grupo de Trabalho da ANP

1. O défice público abaixo dos 3% do PIB ea dívida pública abaixo de 60% para o orçamento do Estado, das autarquias e dos impostos de segurança social e pensões estão no cerne das questões. Mas a UE também proibiu os bancos centrais das Finanças da zona euro nos Estados ...

http://www.npa2009.org/content/crise-en-europe-racket-organise-contre-la-grece

Nenhum comentário: