sexta-feira, 23 de abril de 2010

TANCREDO, UM GRANDE BRASILEIRO

Hoje completa 25 anos da morte do presidente Tancredo Neves.

Foi um grande brasileiro, que conduziu o país de volta à Democracia e ao Estado de Direito, com o sacrifício da própria vida. Nós, mineiros, sempre nos lembraremos dele pelo que disse no discurso de posse como governador de Minas Gerais, em 1983:

O primeiro compromisso de Minas é com a Liberdade!

Foram palavras corajosas, num momento em que a sociedade brasileira se mobilizava para os confrontos decisivos com as forças do arbítrio.

Tancredo é associado à sua capacidade de conciliação, mas também demonstrou sua coragem. Instaurada a ditadura, em 1964, não deu seu voto ao candidato do regime militar na eleição indireta.

Tancredo Neves foi um daqueles raros líderes que tinham preocupação sincera com a questão social no país - defendia o progresso para reduzir a desigualdade.

Ficou ao lado de Getúlio Vargas até o derradeiro momento. Foi parceiro de Juscelino Kubitschek no governo dos 50 anos em 5. Sonhou com um Brasil desenvolvido, soberano e, principalmente, capaz de superar as desigualdades sociais e regionais.

Em minha primeira viagem desde que deixei o honroso cargo de ministra do presidente Lula, para assumir um novo desafio, estive em São João del-Rei, onde Tancredo nasceu e está sepultado.

Depois de visitar seu túmulo, no cemitério da belíssima igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, fiz palestra no Teatro Municipal, a convite da Universidade Federal de São João del-Rei.

Para demonstrar como Tancredo continua atual, li um trecho do discurso que ele deixou escrito, para a cerimônia de posse como presidente da República, diante do Congresso Nacional.

“Enganam-se os que imaginam possível levantar uma nação rica e poderosa sobre os ombros de um povo explorado, doente, marginalizado e triste. Uma nação só crescerá quando crescer, em cada um de seus cidadãos, no conhecimento, na saúde, na alegria e na liberdade.”

Pelo que fizemos no governo do presidente Lula, e pelo que ainda faremos juntos, podemos afirmar que começamos a realizar o sonho de Tancredo Neves.

Numa homenagem a esse grande brasileiro de Minas Gerais, nosso blog [http://www.dilmanaweb.com.br] publica hoje o discurso que Tancredo escreveu para a posse no Congresso. São palavras que ele não chegou a ler, mas sempre vão inspirar os que constroem um novo Brasil.

DILMA ROUSSEFF (*)

(*) Extraído do blog da pré-candidata do PT à Presidência da República, postado no dia 21 de Abril.

Nenhum comentário: