quarta-feira, 10 de março de 2010

GRECIA: O CHOQUE LIVE

De acordo com a análise detalhada de Naomi Klein em seu livro "O choque, a ascensão do capitalismo financeiro", os defensores do capitalismo ultra-liberal em 40 anos, usando técnicas mais ou menos ocultos para impor as suas teorias mortal.

De fazer o ultra-violento poder da CIA e Pinochet no Chile até o terremoto no Haiti, o furacão Katrina em Nova Orleães, os economistas da escola conhecida como 'Chicago', realizado por Milton Friedman, aproveitar o choque dos indivíduos e da sociedade para impor que o normal funcionamento da democracia tornar impossível.


É claro que é o conjunto dos bem conhecidos "reforma", mais precisamente-cons reformas destinadas a nada menos que a abolição de todos os progressos sociais alcançados ao longo dos últimos cem anos. Como disse Denis Kessler, ex-chefe do MEDEF, é preciso "desfazer programa metódico do Conselho Nacional da Resistência, o pedido francês de políticas keynesianas, após a guerra.

A crise financeira enfrentada pelos gregos no início de 2010 é ilustrativo dessas técnicas a ataques extremamente sérios contra civis. Na sequência dos ataques especulativos nos mercados financeiros contra a Grécia, o governo supostamente deixou George Papandreou está preparada para impor uma série de medidas drásticas contra os gregos. Um dos mais emblemáticos é atrasar a idade da reforma 61-63 anos em 2015. (1)


Na verdade, a oportunidade é muito boa, ea oligarquia mundo seria errado não apreciá-la desde que deixou o campo aberto. Porque, na verdade, de acordo com um levantamento de 07 de fevereiro de 2010, dois terços dos gregos encorajar o governo a prosseguir as suas "reformas". Ou como as pessoas desinformadas em choque e pode ser roubado em grandes larguras. Além de saber, os europeus e especialmente os contribuintes alemães envolvidos no ataque ao negar a solidariedade grego contra especuladores. Na verdade, eles se encontram uma cara triunfante pouco menos de um euro unida contra eles do que contra um único país na economia pequena e apenas 11 milhões de habitantes.

Privatização dos lucros ea socialização das perdas, nada de novo ... Certamente, parece que o caso da Grécia, vai além. Com efeito, o Governo cessante de Kostas Karamanis (Nova Democracia Liberal-Conservador) anunciou um défice de 3, 7% para 2009.

Depois de sua vitória nas eleições em outubro de 2009, o PASOK, o Partido Social Democrata refez os cálculos: o déficit foi de fato em finais de 2009 a 12, 7% do PIB! (2)

Onde é que essa diferença? Segue-se a camuflagem por anteriores governos grego de uma dívida enorme, e tem sido por muitos anos. O salto no déficit vem como a revelação súbita da situação.

Os gregos vêem a si mesmos de agora duplamente limitado: primeiro, a reembolsar os especuladores, em seguida, a aparar as suas pensões e outras proteções sociais.

http://www.npa2009.org/content/grece-la-strategie-du-choc-en-direct

Nenhum comentário: