domingo, 28 de fevereiro de 2010

MUJAHIDEEN NO AFEGANISTÃO LARGO O AÇO NOS EUA.INVASORES SÃO ABATIDOS NO AFEGANISTÃO

As operações em Marjah são uma lição exemplar para os invasores
Rabi' al-awwal, 23/Fevereiro/2010

Em nome de Alá, o Misericordioso, o Compassivo

Nas últimas duas semanas, um exército de 15 mil soldados da NATO, forças britânicas e americanas, tem estado a executar operações militares numa pequena área, Marjah, a qual está localizada no distrito Nad Ali. Jactos bombardeiros do inimigo, incluindo aviões sem piloto (drones) e 60 helicópteros armados estão a tomar parte nas operações. Além disso, o inimigo trouxe para o campo de batalha os seus enormes e mais avançados tanques denominados Abraham e Shifton, os quais pesam aproximadamente 65 toneladas. Mas apesar dos preparativos, jactâncias e proezas de propaganda, o inimigo não foi capaz de fazer qualquer avanço contra um pequeno grupo de Mujahideen, os quais não são mais do que 1000 homens armados e as suas armas não se comparam àquelas do inimigo. Mas ainda assim os sacrificados e comprometidos Mujahideen bloquearam heroicamente com êxito o caminho dos invasores.

Atiradores de elite (snipers) qualificados provocaram pavor e choque nas fileiras do inimigo. Os Mujahideen explodiram mais de 53 tanques; derrubaram dois aviões sem piloto e um helicóptero além de matar dezenas de soldados. Uma afegã de honra fez história ao alvejar soldados a queima-roupa no bazar. Ela reviveu a memória da Malalai [1] do passado e provou pelo seu acto heróico que nesta terra ainda há muitas irmãs em armas de Malalai. Se contarmos as tripulações nos tanques que foram destruídos, podemos facilmente concluir que as perdas do inimigo são de mais de uma centena de soldados.

Há apenas duas semanas atrás, aproximadamente, McChrystal, principal comandante das forças americanas no Afeganistão, jactava-se e afirmava que em breve tomaria Marjah aos Mujahideen. Mas hoje ele admite que estão a enfrentar resistência firme, a qual antes não imaginava. Ele disse pensar que se anunciasse Marjah antes do início das operações os Taliban fugiriam ou deporiam as suas armas mas agora nós [a NATO] estamos a enfrentar resistência dura ao contrário das nossas expectativas.

Analogamente, o inimigo por duas vezes tentou lançar de para-quedas soldados por trás da linha do combate mas logo os Mujahideen cercaram-nos e depois de lhes infligir perdas o inimigo apressadamente deixou a área. O Major General Nick Carter, comandante da NATO das forças em Helmand, diz que em três meses seremos capazes de dizer se as operações tiveram êxito ou não.

Estas são as palavras expressas pelo inimigo e elas são as realidades do terreno, as quais são uma boa lição para os generais moribundos do Pentágono e para os novos governantes das administrações da Casa Branca. Há milhares de cidades no Afeganistão como Marjah, além de cerca de 385 distritos no país.

Ao ver que não foram capazes de tomar uma pequena área como Marjah em duas semanas, então ironicamente [pode-se perguntar] quantas décadas e quanta força maciça precisariam para tomar todo o Afeganistão. Ainda é uma matéria de ponderação que os Mujahideen aprendem novas tácticas com a passagem do tempo e que o seu conhecimento no campo da política, da cultura e da experiência militar aumentam a cada dia que passa.

Será melhor para os governantes da Casa Branca por um fim à actual aventura sem êxito no Afeganistão. Todos os invasores, a começar por Alexandre, o Grande até a época da antiga União Soviética [2] tentaram esta aventura nesta terra de Mujahid mas todos eles fracassaram. Ao percorrer a mesma rota de fracasso e fiasco, Obama apenas prolonga os dias e as noites do seu fracasso e desgraça. Analogamente, Obama deveria cessar de recorrer a outros estratagemas e truques porque a resistência dos Mujahideen agora evolui para uma fase madura. Esta candeia não poderia ser extinta apenas assoprando-a de longe. A caravana dos mártires e combatentes sagrados certamente alcançará o seu destino mais cedo ou mais tarde. Se Alá quiser.

Emirado Islâmico do Afeganistão

Nenhum comentário: