quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LULA DEFENDE A ILHAS MALVINAS PARA ARGENTINA

NA TERÇA-FEIRA, O PRESIDENTE LULA DISSE QUE COMO PODE ATÉ HOJE A ONU NÃO DECIDIU SOBRE AS ILHAS MALVINAS QUE PERTENCE A ARGENTINA.

"Qual é a explicação geográfica, política e econômica de a Inglaterra estar nas Malvinas? Qual a explicação política de as Nações Unidas já não terem tomado uma decisão dizendo: não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país (Grã-Bretanha) a 14 mil km de distância?", disse o presidente.."Será que é o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e para eles pode tudo e para os outros, não pode nada?", disse.

FIRMESA E SOBERANIA

LULA APROVEITOU PARA DE FORMA, CORRETA E FIRME A MUDANÇA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, QUE AINDA ESPELHA A REALIDADE DE PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL."Não é possível que a ONU continue com o Conselho de Segurança representado pelos interesses geopolíticos da Segunda Guerra (Mundial) e não leve em conta todas as mudanças que ocorreram no mundo", disse presidente.


INTERESSE AMERICANOS

DE ACORDO COM O PRESIDENTE , se os países da região "não tiverem coragem" de enfrentar esse debate, a ONU "vai continuar a funcionar sem representatividade e os conflitos no Oriente Médio vão ficar por conta dos interesses eminentemente norte-americanos".

ONU FRÁGIL

A ONU "perdeu representatividade" e muitos dos países que ficam no Conselho de Segurança "preferem a ONU frágil". "Assim eles podem desobedecer às decisões da ONU e fazer de seu comportamento, enquanto nação, a grande personalidade de governança mundial", disse Lula.

Nenhum comentário: