sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

HAITI- MILITARES BRASILEIROS REALIZAM SUPORTE E APOIO NO AEROPORTO DE PORTO PRINCIPE

 A aeronave da Força Aérea Brasileira decola do Brasil rumo a Porto Príncipe. Começa, então, o trabalho da Seção de Controle de Operações Aéreas (SCOAM) para suporte e apoio ao pouso da aeronave em solo haitiano.

Desde o dia 24 de janeiro, sete militares da Força Aérea trabalham para garantir o apoio logístico de material e pessoal de toda carga que chega a Porto Príncipe.

Até esta terça-feira, dia 2, cerca de 550 toneladas já chegaram em aeronaves da FAB. Trabalhamos em coordenação com o Comando de Operações Aéreas (COMGAR). "Após o planejamento dos voos, à SCOAM cabe toda a parte de execução", comentou o oficial de ligação da Força Aérea, Tenente-Coronel Luiz Carlos de Oliveira.

Além das quatro aeronaves que chegam em média para apoiar a Missão de Ajuda Humanitária na capital haitiana, a SCOAM controla também o monitoramento das aeronaves do Grupo de Transporte Especial (GTE) e as aeronaves com suporte à evacuação médica“.

O monitoramento das condições meteorológicas também é feito pelos militares da FAB. “"Nessa região damos muita atenção às variações meteorológicas. O risco de furacões, aqui no Haiti, é sempre muito grande", disse o radioperador da seção, Sargento Sílvio Enéias Córdia Dias.

Quando a aeronave chega a Porto Príncipe, os centros de operações do COMGAR e do Ministério da Defesa recebem a confirmação do pouso. Mas o trabalho não para por aí. Quarenta minutos antes do pouso, iniciam os procedimentos de apoio ao solo e à tripulação.

Para o Capitão Ubiraci da Silva Pereira, especialista em Controle de Tráfego Aéreo, existe um check-list padrão a ser seguido na chegada de todas as aeronaves. “"Temos que saber, por exemplo, a carga, quantos palets são necessários para o descarregamento, acionamento de viaturas para o transporte terrestre, além de outros detalhes como fonte de força e escada".
Fonte: CECOMSAER
04/02/0210

Nenhum comentário: