segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CESAR MAIA DEFENDE OS CONSERVADORES

Cesar Maia defende os conservadores
Publicado em 08-Fev-2010

Faz isso, hoje, em seu ex-blog, seja falando sobre a Espanha...
Faz isso, hoje, em seu ex-blog, seja falando sobre a Espanha, sobre a qual está cantando eufórico a vitória antecipada do PP (partido que surgiu com o reagrupamento dos remanescentes do franquismo), seja em post sobre o Reino Unido, no qual aplaude o thatcherismo, a política (direitíssima) da 1ª ministra Margaret Thatcher.

Maia diz em seu ex-blog: "4. No momento em que o governo Thatcher introduzia sua política econômica (1980/81) e que 354 economistas fizeram um manifesto publicado na imprensa contra a sua política econômica, o ministro da fazenda afirmou que entre inflação e emprego ele ficava com a inflação, pois protegia o emprego e o salário permanentemente e não só naquele ano. A inflação no final dos anos 70 havia disparado internacionalmente. Realmente: o Reino Unido cristalizou a médio e longo prazos a menor inflação e a menor taxa de desemprego da Europa/EUA, e de forma sustentável”

Mas, não é verdade, basta ler o texto "O Mundo em 2010" do The Economist-Carta Capital (Edição especial, 18/12/2009, p.58): "Supondo que a taxa de desemprego chegue ao pico, em torno de 9%, a recessão de Gordon Brown terá sido menos dolorosa para o público que a de Thatcher de 1979-81, depois da qual o desemprego mais do que dobrou chegando até os 11,9%, ou mesmo a de Major de 1990-1991, quando chegou a 10,7% (em 1993), e um número muito maior de pessoas perdeu as suas casas.”
JOSÉ DIRCEU

Nenhum comentário: