quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"QUANDO OS ESCRAVOS SE REUNEM É COMEÇO DE SAIR DA ESCRAVIDÃO" MARTIN LUTHER KING JR.


"Este negócio de queimar seres humanos com napalm,


de encher casas de nossa nação com órfãos e viúvas, de injetar drogas venenosas do ódio nas veias de pessoas normalmente humanas, do envio de homens da casa escura e sangrenta batalha com deficiência física e psicologicamente perturbado, não pode ser conciliado com sabedoria, justiça e amor. Uma nação que continua ano após ano, para gastar mais dinheiro na defesa militar do que em programas de ascensão social está se aproximando da morte espiritual. "



REV. DR. MARTIN LUTHER KING, JR.: Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença: "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais".



Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho.
REV. DR. MARTIN LUTHER KING, JR.: Depois de 1954, eles assistiram a nós com Diem conspiram para impedir as eleições, que certamente poderia ter trazido Ho Chi Minh ao poder através de uma unida Vietnã, e eles perceberam que haviam sido traídos novamente. Quando perguntamos por que eles não salto para negociar, estas coisas devem ser lembradas.


Além disso, é preciso ficar claro que os dirigentes de Hanói considerou a presença de tropas americanas em apoio do regime de Diem ter sido a violação inicial militares do Acordo de Genebra sobre tropas estrangeiras. E eles nos lembrar que eles não começaram a enviar tropas em grande número e até suprimentos para o sul, até que as forças americanas haviam se mudado para a dezenas de milhares.


Hanói se lembra de como os nossos dirigentes se recusaram a nos dizer a verdade sobre o anterior insinuação norte-vietnamita para a paz, como o presidente alegou que não existia quando foi claramente feita. Ho Chi Minh viu como a América tem falado de paz e construiu as suas forças, e agora ele tem certamente ouviu os rumores cada vez mais internacional dos planos americanos para uma invasão do Norte. Ele sabe que o bombardeamento de mineração e nós estamos fazendo é parte da estratégia tradicional pré-invasão. Talvez apenas o seu senso de humor e da ironia pode salvá-lo quando ele ouve a nação mais poderosa do mundo que fala de agressão, como gotas de milhares de bombas sobre um pobre, débil nação mais de 8.000 milhas de distância de sua costa.


Neste ponto, gostaria de deixar claro que quando eu tentei nestes últimos minutos para dar voz aos sem voz no Vietnã, e para compreender os argumentos daqueles que são chamados de "inimigo", como eu estou profundamente preocupado com a nossa própria tropas lá como qualquer outra coisa, pois ocorre-me que o que estamos submetendo-os no Vietnã não é simplesmente o processo brutal que acontece em qualquer guerra onde exércitos se enfrentam e procuram destruir. Nós estamos adicionando cinismo para o processo de morte, pois eles devem saber depois que o curto período de tempo há que nenhuma das coisas que se dizem lutar estão realmente envolvidos. Em pouco tempo, eles devem saber que o seu governo enviou-os em uma luta entre o vietnamita, o mais sofisticado e com certeza perceber que estamos do lado dos ricos e seguro, enquanto nós criamos um inferno para os pobres.


De alguma forma, essa loucura deve cessar. Temos de parar agora. Falo como um filho de Deus e irmão para o sofrimento dos pobres do Vietnã. Falo para aqueles cujas terras estão sendo devastadas, cujas casas estão sendo destruídas, cuja cultura está a ser subvertido. Falo para os pobres da América, que estão pagando o preço de duplo esmagou as esperanças em casa e da morte e da corrupção no Vietnã. Falo como um cidadão do mundo, para o mundo como está horrorizado com o rumo que tomaram. Falo como alguém que ama a América, para os líderes da nossa própria nação: A grande iniciativa nessa guerra é nosso, a iniciativa de parar deve ser nosso.


Esta é a mensagem dos grandes líderes budistas do Vietnã. Recentemente, um deles escreveu estas palavras, e passo a citar: "Cada dia a guerra continua, aumenta o ódio no coração dos vietnamitas e nos corações das pessoas de instinto humanitária. Os americanos estão forçando mesmo seus amigos para se tornar seus inimigos . É curioso que os americanos, que calcular de forma cuidadosa sobre as possibilidades de vitória militar, não percebem que, no processo, estão incorrendo em profundidade psicológica e derrota política. A imagem da América nunca mais será a imagem da revolução, da liberdade e democracia, mas a imagem da violência e do militarismo ", fim de citação.


Temos de continuar, não haverá nenhuma dúvida em minha mente e no espírito do mundo que não temos intenções honrosa no Vietnã. Se nós não pararmos a nossa guerra contra o povo do Vietname, de imediato, o mundo vai ficar com nenhuma outra alternativa do que ver isso como um jogo horrível, desajeitado e mortal, decidimos jogar.


O mundo agora exige uma maturidade da América que pode não ser capaz de conseguir. Ela exige que admitamos que temos errado desde o início da nossa aventura no Vietnã, que temos vindo a prejudicar a vida do povo vietnamita. A situação é aquela em que devemos estar prontos para girar bruscamente de nossas formas presentes.


A fim de expiar os nossos pecados e erros no Vietnã, devemos tomar a iniciativa de trazer um termo a esta guerra trágica e definir uma data que vai remover todas as tropas estrangeiras do Vietnã, em conformidade com o acordo de Genebra de 1954.


Parte da nossa parte, em curso do nosso compromisso contínuo poderia expressar-se em uma oferta de concessão de asilo a qualquer vietnamita que teme por sua vida no novo regime, que incluía a Frente de Libertação. Então nós temos que fazer o que pudermos para a reparação do dano que fizemos. Temos de prestar a ajuda médica que é extremamente necessário, tornando-o disponível neste país, se necessário.


Enquanto isso, nós, as igrejas e sinagogas têm uma tarefa contínua, enquanto que nós pedimos o nosso governo a libertar-se de um compromisso vergonhoso. Temos de continuar a elevar as nossas vozes e nossas vidas se a nossa nação persiste em suas formas perversas no Vietnã. Temos de estar preparados para corresponder as ações com as palavras, buscando cada método criativo de protesto possível.


Estes são os tempos de escolhas reais e não falsas. Estamos no momento em nossas vidas deve ser colocado na linha, se a nossa nação está a sobreviver à sua própria loucura. Todo homem de convicções humanas deve decidir sobre o protesto que melhor se adapte às suas convicções, mas todos temos de protestar.


Agora, há algo tentador sedutoramente sobre a parada de lá e enviando-nos tudo fora o que em alguns círculos, tornou-se uma cruzada popular contra a guerra no Vietnã. Eu digo que temos de entrar nessa luta, mas eu gostaria de ir agora para dizer algo ainda mais perturbador. A guerra no Vietnã, mas é um sintoma de uma doença muito mais profunda dentro do espírito americano, e se ignorar esta dura realidade e se ignorarmos essa dura realidade, vamos encontrar-nos organizar clero e leigos, interessados comissões para a próxima geração . Eles vão estar preocupados com a Guatemala e Peru. Eles vão estar preocupados com a Tailândia eo Camboja. Eles vão estar preocupados com Moçambique e África do Sul. Nós estaremos marchando para estas e uma dúzia de outros nomes e comícios ao sem fim, a menos que haja uma mudança significativa e profunda na vida americana e da política. Assim, tais pensamentos nos levar além do Vietnã, mas não para além de nossa vocação como filhos do Deus vivo.


Em 1957, um oficial sensível americanos no exterior, disse que lhe parecia que a nossa nação estava do lado errado de uma revolução mundial. Durante os últimos dez anos, vimos emergir um padrão de supressão, que já tem justificado a presença de militares E.U. "assessores" na Venezuela. Esta necessidade de manter a estabilidade social para as nossas contas de investimentos para a ação contra-revolucionária de forças americanas na Guatemala. Diz por que helicópteros norte-americanos estão a ser utilizados contra os guerrilheiros no Camboja e por napalm forças americanas e Boina Verde já foram ativas contra rebeldes no Peru. É com essa atividade em mente que as palavras do falecido John F. Kennedy volta para nos assombrar. Cinco anos atrás, ele disse: "Aqueles que tornam impossível a revolução pacífica tornarão a revolução violenta inevitável".


Cada vez mais, por opção ou por acidente, este é o papel da nossa nação assumiu o papel de quem faz revolução pacífica impossível por se recusar a entregar os privilégios e os prazeres que vêm os lucros imensa de investimentos no exterior.


Estou convencido de que, se quisermos chegar no lado direito da revolução mundial, nós, como uma nação deve passar por uma revolução radical de valores. Temos de começar rapidamente a mudança de uma coisa da sociedade orientada para uma sociedade orientada para pessoa. Quando máquinas e computadores, lucro e direitos de propriedade são considerados mais importantes do que as pessoas, os trigêmeos gigante de racismo, extremo materialismo eo militarismo são incapazes de serem conquistados.


Uma verdadeira revolução de valores logo nos levam a questionar a equidade ea justiça de muitas de nossas políticas passadas e presentes. Por um lado, somos chamados a desempenhar o Bom Samaritano na estrada da vida, mas que será apenas um ato inicial. Um dia temos de vir para ver que a estrada de Jericó todo deve ser transformado, de modo que os homens e as mulheres não serão constantemente espancada e assaltada enquanto fazem a sua viagem na estrada da vida. A verdadeira compaixão é mais do que arremessar uma moeda a um mendigo. Ele vem para ver que um edifício que produz pedintes necessidades de reestruturação.


Uma verdadeira revolução de valores logo com maus olhos o flagrante contraste entre pobreza e riqueza. Com justa indignação, ele vai olhar através dos mares e verá capitalistas do Ocidente investir enormes somas de dinheiro na Ásia, África e América do Sul, só para ter o lucro e sem nenhuma preocupação com a melhoria social dos países, e dizer: "Isso não é justo." Ele vai olhar para a nossa aliança com a aristocracia rural da América do Sul e dizer: "Isto não é justo." A arrogância ocidental do sentimento que ela tem tudo para ensinar aos outros e nada a aprender com eles não é apenas.


Uma verdadeira revolução de valores vai botar a mão sobre a ordem do mundo e dizer de guerra, "Esta maneira de resolver as diferenças não é justa." Este negócio de queimar seres humanos com napalm, de encher casas de nossa nação com órfãos e viúvas, de injetar drogas venenosas do ódio nas veias de pessoas normalmente humanas, do envio de homens da casa escura e sangrenta batalha com deficiência física e psicologicamente perturbado, não pode ser conciliado com sabedoria, justiça e amor. Uma nação que continua ano após ano, para gastar mais dinheiro na defesa militar do que em programas de ascensão social está se aproximando da morte espiritual.


América, a nação mais rica e poderosa do mundo, pode muito bem conduzir a forma como essa revolução de valores. Não há nada, exceto um desejo de morte trágica, para nos impedir de reordenar nossas prioridades, de modo que a busca da paz irá prevalecer sobre a busca da guerra.



REV. DR. MARTIN LUTHER KING, JR.: Estes são tempos revolucionários. Em todo o mundo os homens se levantam contra velhos sistemas de exploração e opressão, e fora do útero de um mundo frágil novos sistemas de justiça e igualdade estão nascendo. As pessoas sem camisa e descalço da terra se levantam como nunca antes. "O povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz." Nós, no Ocidente deve apoiar estas revoluções.


É um fato triste que, por comodismo, complacência, um medo mórbido do comunismo, e nossa tendência de ajustar-se a injustiça, as nações ocidentais, que iniciaram muito do espírito revolucionário do mundo moderno se tornaram os arqui-anti-revolucionários . Isto tem levado muitos a achar que só tem o espírito do marxismo revolucionário. Portanto, o comunismo é um julgamento contra a nossa incapacidade de tornar a democracia real e acompanhar, através de revoluções que iniciamos. Nossa única esperança hoje reside na nossa capacidade de recapturar o espírito revolucionário e sair em um mundo por vezes hostil, que declara hostilidade eterna a pobreza, o racismo eo militarismo. Com esse compromisso poderoso, nós corajosamente desafiar o status quo e os costumes injustos e, assim, acelerar o dia em que "todo vale será exaltado, e todas as montanhas e colinas baixas devem ser feitos, ea torta deve ser feita em linha reta e os lugares ásperos planície ".


Uma verdadeira revolução de valores significa, em última análise, que a nossa lealdade deve ser ecumênico, em vez de transversal. Cada nação deve agora desenvolver uma lealdade primordial para a humanidade como um todo a fim de preservar os melhores em suas sociedades individuais.


Este convite à apresentação de uma irmandade mundial de elevadores de vizinhos para além de uma tribo, raça, classe e nação é, na realidade, um convite à apresentação de um abrangente e amor incondicional para toda a humanidade. Esta tantas vezes incompreendido, tantas vezes mal interpretado este conceito, tão prontamente demitido pelo Nietzsches do mundo como uma força fraca e covarde, tornou-se uma necessidade absoluta para a sobrevivência do homem.


Quando falo de amor, eu não estou falando de alguma resposta sentimental e fraco, não estou falando da força que é apenas bosh emocional. Estou falando daquela força que todas as grandes religiões viram como o supremo princípio unificador da vida. O amor é de alguma forma a chave que abre a porta que leva à realidade suprema. Esta hindu-muçulmano-cristã-crença judaico-budista sobre a realidade última é maravilhosamente resumida na Primeira Epístola de São João: "Vamos amar uns aos outros, porque o amor é Deus e todos que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Se amarmos uns aos outros Deus habita em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós ".


Esperemos que este espírito se tornará a ordem do dia. Não podemos mais dar ao luxo de adorar o deus do ódio ou curvar-se diante do altar de retaliação. Os oceanos são feitos da história turbulenta pelo sempre crescente maré de ódio. A história está cheia de destroços das nações e dos indivíduos que prosseguir este caminho de auto-destrutivo do ódio. Como Arnold Toynbee diz: "O amor é a força última que faz a escolha salvadora de vida e boa escolha contra a condenação de morte eo mal. Portanto espero que o primeiro em nosso inventário deve ser a esperança de que o amor vai ter a última palavra, fim de citação ".


Estamos agora confrontados com a verdade, meus amigos, que amanhã é hoje. Estamos confrontados com a urgência do agora. Neste desenrolar da vida e da história, não existe tal coisa como sendo tarde demais. A procrastinação é o ladrão de tempo. A vida muitas vezes nos deixa nus e deprimido com uma oportunidade perdida. A maré nos assuntos dos homens "não permanecer na inundação, que enfraquece. Podemos gritar desesperadamente por uma pausa em sua passagem, mas o tempo é irredutível a qualquer fundamento e segue correndo. Ao longo dos ossos secos e desordenados resíduos de numerosas civilizações está escrita a expressão patética: Demasiado tarde. "Há um livro invisível da vida, que registra fielmente a nossa vigilância ou a nossa negligência. Omar Khayyam escreve: "O dedo em movimento escreve, e se move writ tendo em ..." Nós ainda temos uma escolha: coexistência não-violenta ou co-violenta aniquilação.


Temos de passar a indecisão do passado para a ação. Temos de encontrar novas maneiras de falar para a paz no Vietnã e na justiça em todo o mundo em desenvolvimento, num mundo que bordas em nossas portas. Se não agirmos, nós certamente será arrastado para baixo no escuro longo e vergonhosos corredores do tempo reservado para aqueles que possuem poder sem compaixão, talvez sem moral e força sem visão.


Agora, vamos começar. Agora, vamos dedicar-nos à luta longa e amarga, mas bonito para um novo mundo. Esta é a vocação dos filhos de Deus e nossos irmãos esperam ansiosamente pela nossa resposta. Digamos assim as chances são muito grandes? Devemos dizer a eles a luta é muito difícil? Será que a nossa mensagem é que as forças da vida americana militam contra a sua chegada como homens cheio, e nós enviamos os nossos mais profundos pesares? Ou haverá outra mensagem, de saudade, de esperança, de solidariedade com os seus anseios, de compromisso com a causa deles, a qualquer custo? A escolha é nossa, e embora possamos preferem o contrário, temos que escolher neste momento crucial da história humana.


Como esse bardo nobre de ontem, James Russell Lowell, eloqüentemente declarou:


Uma vez a cada homem e cada nação
Chega o momento de decidir,
Na luta de verdade e falsidade,
Para o lado do bem ou do mal;
Algumas grande causa, novo Messias de Deus,
Off'ring cada flor ou a ferrugem,
E a escolha passa sempre
Twixt que a escuridão e que a luz.


Embora a causa do mal prosperar,
No entanto, a "verdade tis só é forte;
Embora sua porção ser o andaime,
E sobre o trono estar errado:
Ainda que oscila andaime o futuro,
E por trás do desconhecido dim,
Deus permanece na sombra
Mantendo relógio acima da sua própria.


E se nós só vai fazer a escolha certa, seremos capazes de transformar esta elegia cósmica pendente em um salmo criativo de paz. Se vamos fazer a escolha certa, seremos capazes de transformar as discórdias estridentes de nosso mundo em uma bela sinfonia de fraternidade. Se nós quisermos realmente fazer a escolha certa, seremos capazes de apressar o dia, toda a América e em todo o mundo, quando vai rolar a justiça correr como a água, ea rectidão como uma poderosa corrente.



REV. DR. MARTIN LUTHER KING, JR.: E você sabe, se eu estivesse de pé no início da época, com a possibilidade de tomar uma espécie de geral e vista panorâmica de toda a história humana até agora, o Todo-Poderoso me disse, "Martin Luther King, que a idade gostaria de viver? "Eu levaria meu vôo mental pelo Egito, e gostaria de assistir os filhos de Deus na sua caminhada magnífica dos calabouços escuros do Egito por meio, ou melhor, através do Mar Vermelho, através do deserto em direção à terra prometida. E, apesar de sua magnificência, eu não iria parar lá.


Gostaria de passar pela Grécia e levar minha mente para o Monte Olimpo. E eu gostaria de ver Platão, Aristóteles, Sócrates, Eurípides e Aristófanes montados em torno do Partenon. E eu gostaria de vê-los em torno do Parthenon como eles discutiram as grandes questões e eterna da realidade. Mas eu não param por aí.


Gostaria de ir por diante, até o grande apogeu do Império Romano, e gostaria de ver a evolução em torno de lá, através de vários imperadores e líderes. Mas eu não param por aí.


Diria mesmo vir até o dia do renascimento e obter uma visão rápida de todos os que o Renascimento fez para a vida cultural e estética do homem. Mas eu não param por aí.


Eu iria até pela maneira que o homem por quem me tinha nomeado o seu habitat. E eu gostaria de ver o Martin Luther como ele afixou suas noventa e cinco teses na porta da igreja de Wittenberg. Mas eu não param por aí.


Eu viria até mesmo para 1863 e assistir a um presidente vacilante pelo nome de Abraham Lincoln, finalmente, chegado à conclusão de que ele tinha de assinar a Proclamação de Emancipação. Mas eu não param por aí.


Gostaria mesmo vir até o início dos anos 30 e ver um homem a braços com os problemas de falência de seu país e vêm com um grito eloquente que não temos nada a temer, mas o próprio medo. Mas eu não param por aí.


Estranhamente, eu ia virar para o Todo-Poderoso e dizer: "Se você me permite viver alguns anos na segunda metade do século XX, vou ser feliz."


Agora que é uma declaração estranha de fazer, porque o mundo está todo bagunçado. A nação está doente. O problema é que na terra; confusão toda a volta. Essa é uma afirmação estranha. Mas eu sei que, de alguma forma, que apenas quando está escuro o suficiente você pode ver as estrelas. E eu vejo Deus trabalhando neste período do século XX, de uma forma que os homens, de alguma forma estranha, estão respondendo.


Algo está acontecendo em nosso mundo. As massas de pessoas estão se levantando. E onde estão reunidos hoje, se eles são, em Joanesburgo, África do Sul; Nairobi, Quénia; Accra, Gana; cidade de Nova York, Atlanta, Geórgia; Jackson, Mississippi, ou Memphis, Tennessee, o choro é sempre a mesma: "Nós quero ser livre! "


E outra razão que eu estou feliz por viver neste período é que temos sido obrigados a um ponto onde nós estamos indo ter que lidar com os problemas que os homens têm tentado lidar com a história, mas as exigências não forçá-los a fazê-lo. Demandas de sobrevivência que nós lutamos com eles. Homens, há anos, têm falado sobre a guerra ea paz. Mas agora, já não podem apenas falar sobre isso. Já não é uma escolha entre a violência ea não-violência no mundo, é a não-violência ou não-existência. É onde estamos hoje.


E também na revolução dos direitos humanos, se algo não for feito, e feito à pressa, para trazer as pessoas de cor do mundo fora de seus longos anos de pobreza, os seus longos anos de sofrimento e abandono, o mundo inteiro está condenado . Agora, eu estou apenas feliz que Deus me permitiu viver neste período para ver o que está se desenrolando. E eu estou feliz que me permitiu estar em Memphis.


Eu lembro-me lembro quando os negros eram apenas por aí, como Ralph disse, tantas vezes coçando onde não coceira e rindo quando não eram cócegas. Mas esse dia está tudo acabado. Estamos falando sério agora, e estamos determinados a ganhar o nosso legítimo lugar no mundo de Deus.


E isso é tudo essa coisa toda está em causa. Nós não estamos envolvidos em qualquer protesto negativa e em nenhum argumento negativo com ninguém. Estamos dizendo que estamos determinados a ser homens. Estamos determinados a ser pessoas. Estamos dizendo, nós estamos dizendo que somos filhos de Deus. E se somos filhos de Deus, não temos de viver como nós somos forçados a viver.


Agora, o que faz de tudo isto significa nesse grande período da história? Significa que nós temos que ficar juntos. Temos que ficar juntos e manter a unidade. Você sabe, sempre que o faraó queria prolongar o período de escravidão no Egito, ele tinha uma fórmula, favorito favorito para fazê-lo. O que foi? Ele manteve os escravos lutando entre si. Mas sempre que os escravos se reúnem, algo acontece na corte de Faraó, e ele não pode prender os escravos da escravidão. Quando os escravos se reúnem, que é o começo de sair da escravidão.



REV. DR. MARTIN LUTHER KING, JR.: Nós não vamos deixar que qualquer mace nos parar. Somos mestres em nosso movimento não-violento em desarmar as forças policiais, pois eles não sabem o que fazer. Eu os vi tantas vezes. Lembro-me, em Birmingham, Alabama, quando nós estávamos nessa luta há majestoso, iríamos sair da 16th Street Baptist Church dia após dia, pelas centenas iríamos sair. Bull Connor e dizer-lhes para mandar os cães para trás, e eles vieram. Mas nós fomos apenas até o canto cães, "Não vou deixar ninguém me vire".


Bull Connor próxima diria, "as mangueiras de incêndio Turn on." E como eu disse a vocês na outra noite, Bull Connor não sabia da história. Ele sabia que um tipo de física que de alguma forma não se relacionam com o transphysics que conhecia. E esse foi o fato de que houve um certo tipo de fogo que a água não podia colocar para fora. E fomos até as mangueiras de incêndio; soubéssemos água. Se fôssemos Batista ou algumas outras denominações, que tinha sido imersos. Se fôssemos Metodista e alguns outros, que havia sido aspergido, mas sabíamos da água. Isso não pode nos parar.


E nós só passou antes de os cães, e gostaríamos de vê-los, e nós íamos até as mangueiras de água, e gostaríamos de vê-lo. E nós só ir no canto, "Over My Head I see a liberdade no ar." E, então, seria lançada nos camburões, e às vezes nós estávamos lá empilhados como sardinhas em lata. E eles jogam conosco, e antigos Bull diria, "Take 'em off," e eles fizeram. E nós só ir no canto camburão, "We Shall Overcome". E cada agora e então teríamos de prisão, e veríamos os carcereiros olhando pelas janelas sendo movido por nossas preces e sendo movido por nossas palavras e nossas músicas. E havia ali um poder que Bull Connor não poderia ajustar-se, e assim acabamos transformando Bull em um boi, e nós ganhamos a nossa luta em Birmingham.


Agora, deixe-me dizer, como eu passar a minha conclusão, que temos que nos dar a esta luta até ao fim. Nada seria mais trágico do que parar neste ponto, em Memphis. Temos de vê-lo passar. E quando temos a nossa marcha, você precisa estar lá. Se isso significa deixar o trabalho, se isso significa deixar a escola, estar lá. Estar preocupado com seu irmão. Você pode não estar em greve. Mas de qualquer subimos juntos, ou descemos juntos.


Vamos desenvolver um tipo perigoso de altruísmo. Um dia um homem veio a Jesus, e ele queria levantar algumas questões sobre algumas questões vitais da vida. Nos pontos que ele queria enganar Jesus e mostrar-lhe que ele sabia um pouco mais do que Jesus conhecia e jogá-lo fora da base. Agora, essa questão poderia ter facilmente acabou em um debate filosófico e teológico. Mas Jesus imediatamente puxou essa questão do meio-ar e colocou-o na curva perigosa entre Jerusalém e Jericó. E ele falou sobre um certo homem, que caiu entre os ladrões. Você se lembra que um levita e um sacerdote passou de lado. Eles não pararam para ajudá-lo. E, finalmente, um homem de outra raça passou por lá. Ele desceu de seu animal, decidiu não ser compassivo por procuração. Mas ele desceu com ele, administrados os primeiros socorros e ajudaram o homem precisa. Jesus terminou, dizendo: este era o homem bom, esse foi o grande homem, porque ele tinha a capacidade para projectar o "eu" no "tu" e de se preocupar com seu irmão.


Agora, você sabe que nós usamos nossa imaginação muito para tentar determinar por que o sacerdote eo levita não pararam. Às vezes, nós dizemos que eles estavam ocupados indo a uma reunião da igreja, uma reunião eclesiástica, e eles tiveram que cair no a Jerusalém para que não se atrasar para o encontro. Em outras ocasiões, nós especulamos que havia uma lei religiosa que "Aquele que estava envolvido em cerimônias religiosas era para não tocar um corpo humano, vinte e quatro horas antes da cerimônia." E cada agora e então começamos a perguntar se talvez eles foram não ir para baixo ou para baixo Jerusalém a Jericó, antes, para organizar uma Jericho Road Improvement Association. Essa é uma possibilidade. Talvez eles sentiam que era melhor para lidar com o problema desde a raiz causal, ao invés de se atolar com um efeito individual.


Mas eu vou lhe dizer o que minha imaginação me diz. É possível que esses homens estavam com medo. Você vê, a estrada de Jericó é uma estrada perigosa. Lembro-me de quando a Sra. King and I foram pela primeira vez, em Jerusalém. Alugamos um carro e de Jerusalém para Jericó. E logo que chegamos na estrada, eu disse à minha mulher: "Eu posso ver porque Jesus usou este como o cenário para seu discurso." É uma estrada sinuosa, sinuosos. É muito propício para a emboscada. Você começa em Jerusalém, que é de cerca de 1.200 milhas, ou melhor, 1.200 metros acima do nível do mar. E pelo tempo que você começar a Jericó, quinze ou vinte minutos mais tarde, você está a 2.200 metros abaixo do nível do mar. Isso é um caminho perigoso. Nos dias de Jesus que veio a ser conhecido como o "Bloody Pass." E você sabe, é possível que o sacerdote eo levita, olhou para o homem no chão e perguntou se os ladrões ainda estavam ao redor. Ou é possível que eles sentiram que o homem no chão estava apenas fingindo, e ele estava agindo como ele havia sido roubado e ferido, a fim de apreendê-las ali, atraí-los lá para apreensão rápida e fácil. E assim, a primeira pergunta que o padre perguntou, a primeira pergunta que o levita perguntou foi: "Se eu parar para ajudar este homem, o que vai acontecer comigo?" Mas então o bom samaritano veio perto. E ele inverteu a pergunta: "Se eu não parar para ajudar este homem, o que vai acontecer com ele?


Essa é a pergunta antes de você hoje à noite, não, "Se eu parar para ajudar os trabalhadores do saneamento, o que vai acontecer com o meu emprego?", Não "Se eu parar para ajudar os trabalhadores do saneamento, o que vai acontecer a todas as horas que eu costumo passar no meu escritório a cada dia ea cada semana, como um pastor? "A questão não é:" Se eu parar para ajudar este homem em necessidade, o que vai acontecer comigo? "A pergunta é:" Se eu não parar de ajudar os trabalhadores do saneamento, o que vai acontecer com eles? "Essa é a pergunta.


Você sabe, há vários anos atrás, eu estava em Nova York autografar o primeiro livro que eu tinha escrito. E enquanto está sentado lá autografando livros, uma mulher negra veio até demente. A única pergunta que eu ouvi dela foi: "Você é Martin Luther King?" E eu estava olhando para baixo, por escrito, e eu disse, "Sim". E no minuto seguinte, eu senti algo batendo no meu peito. Antes que eu sabia, eu tinha sido esfaqueado por esta mulher demente. Eu estava apressado para Harlem Hospital. Era um sábado à tarde escura. E que havia passado por lâmina, e os raios-X revelou que a ponta da lâmina estava à beira da minha aorta, a artéria principal. E uma vez que é perfurada, o afogado em seu próprio sangue, que é o fim de você.


Ele saiu no New York Times Na manhã seguinte, que se eu tivesse apenas espirrou, eu teria morrido. Bem, cerca de quatro dias depois, eles me permitiu, após a operação, depois de meu peito havia sido aberto ea lâmina tinha sido retirado, para se deslocar em cadeira de rodas no hospital. Eles me permitiram ler alguns dos e-mail que entrou, e de todo os estados e do mundo, cartas tipo entrou Eu li alguns, mas um deles eu nunca esquecerei. Eu tinha recebido um do Presidente e do Vice-Presidente. Eu esqueci o que esses telegramas, disse. Eu recebi uma visita e uma carta do governador de Nova York, mas eu esqueci o que essa carta. Mas havia uma outra carta que veio de uma menina, uma jovem que era um estudante na White Plains High School. E eu olhei para essa carta, e eu nunca vou esquecer. Ele disse simplesmente: "Caro Dr. King, eu sou um estudante da nona série, no White Plains High School." E ela disse: "Embora não deve importar, gostaria de mencionar que sou uma garota branca. Leio no papel de seu infortúnio e de seu sofrimento. E eu li que se você tivesse espirrou, você teria morrido. E eu estou te escrevendo simplesmente para dizer que eu estou tão feliz que você não espirrar. "


E eu quero dizer hoje à noite, eu quero dizer nesta noite que eu também estou feliz que eu não espirrar, porque se eu tivesse espirrou, eu não teria sido por aqui em 1960, quando estudantes de todo o Sul começou a sessão em nos balcões do almoço. E eu sabia que, como eles estavam sentados, eles estavam realmente em pé para os melhores do sonho americano, e tendo toda a nação de volta aos grandes poços de democracia que foram cavadas pelos pais fundadores da Declaração de Independência ea Constituição .


Se eu tivesse espirro, eu não teria sido por aqui em 1961, quando decidimos fazer um passeio pela liberdade e acabou com a segregação nas viagens inter-estaduais.


Se eu tivesse espirro, eu não teria sido por aqui em 1962, quando os negros em Albany, Geórgia decidiu endireitar as costas para cima. E sempre que homens e mulheres endireitar as costas, eles estão indo para algum lugar, porque um homem não pode montar a sua volta a menos que seja dobrado.


Se eu tivesse espirrou, espirrou se eu tivesse, eu não estaria aqui em 1963, quando os negros de Birmingham, Alabama despertou a consciência da nação e ser levados para o Civil Rights Bill.


Se eu tivesse espirro, eu não teria tido uma chance no final daquele ano, em agosto, para tentar dizer a América sobre um sonho que eu tinha.


Se eu tivesse espirro, eu não teria sido baixo em Selma, Alabama para ver o grande movimento lá.


Se eu tivesse espirro, eu não teria sido em Memphis para ver uma manifestação da comunidade em torno dos irmãos e irmãs que sofrem.


Estou tão feliz que eu não espirro.


E eles estavam me dizendo que, agora, isso não importa agora. Realmente não importa o que acontece agora. Deixei de Atlanta nesta manhã, e à medida que começou no avião, havia seis de nós. O piloto disse sobre o sistema de comunicação, "Pedimos desculpa pelo atraso, mas temos o Dr. Martin Luther King no avião. E para ter certeza de que todos os sacos foram verificados e ter a certeza de que nada seria errado no avião, tínhamos que verificar tudo com cuidado, e nós tivemos o avião protegida e guardada a noite toda. "


E então eu fui em Memphis. E alguns começaram a dizer que as ameaças ou falar sobre as ameaças que estavam fora. O que iria acontecer-me de alguns de nossos irmãos brancos doente? Bem, eu não sei o que vai acontecer agora. Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas realmente não importa para mim agora, porque eu estive no topo da montanha. E eu não me importo.


Como qualquer um, eu gostaria de viver uma longa vida. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isso agora. Eu só quero fazer a vontade de Deus. E Ele me permitiu subir a montanha. E eu olhei. E eu vi a terra prometida. Posso não chegar lá com você. Mas eu quero que você saiba esta noite que nós, como povo, chegaremos à terra prometida! E assim eu estou feliz esta noite. Eu não estou preocupado com nada. Não temo nenhum homem! Os meus olhos viram a glória da vinda do Senhor!















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