quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Lobistas querem empurrar para a FAB caça feito com peças dos EUA e que ainda está em desenvolvimento

A compra de 36 caças supersônicos para a Força Aérea Brasileira (FAB), que têm como concorrentes para o fornecimento aeronaves de fabricação francesa (o Rafale F3, da Dassault), sueca (Gripen NG, da Saab) e norte-americana (o F/A-18E, da americana Boeing), virou polêmica. Lobistas entraram em cena e estão atribuindo à Aeronáutica a preferência pelo Gripen. A compra dos caças está estimada em até R$ 10 bilhões.


Os lobistas alegam que o caça sueco é mais barato e omitem os problemas, como o fato de que o Gripen ainda não foi testado: o avião da Saab está em fase de projeto e ainda não voou, segundo especialistas. Porém existe um problema ainda maior. Parte substancial dos equipamentos utilizados no Gripen é de fabricação norte-americana, o que deixaria o Brasil dependente da autorização dos EUA sobre transferência de tecnologia. Isso é uma das exigências do programa de modernização da FAB.


A lei americana também prevê embargos ao fornecimento de equipamentos fabricados no país, caso sua utilização entre em conflito com a política externa da Casa Branca, a exemplo das pressões contra a venda de aviões da Embraer para a Venezuela.


Enquanto os outros jatos já operam há anos, no caso do Gripen não existe sequer a garantia de encomendas feitas pelo próprio governo da Suécia. A questão do preço também é contestável, uma vez que o valor do jato de fabricação sueca – que custaria a metade do avião francês – refere-se apenas ao preço do avião, que no caso dos concorrentes também inclui as armas embarcadas além da aeronave.


A decisão final, entretanto, será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que se trata de um assunto de segurança nacional. Na semana passada, o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) declarou que a escolha “não se trata de uma decisão puramente militar”. “A decisão final é sempre política, pois é tomada por órgãos políticos”, disse.

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