quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

“Aquecimento global” congela Europa, Estados Unidos e China

“Aquecimento global” congela Europa, Estados Unidos e China


Nem a Flórida, conhecida nos EUA como o “estado ensolarado”, escapou do acirramento do “aquecimento global” que aflige o país, com o maior frio em 112 anos. A temperatura caiu abaixo de 8 graus negativos e nevou no centro do estado na manhã de sábado, dia 9 de janeiro. A neve chegou até mesmo à região metropolitana de Orlando, local do Disneyworld.


Na Espanha, a nevasca forçou o cancelamento de 270 vôos na segunda-feira dia 11, e prejudicou a circulação de trens e automóveis. 169 pessoas já foram mortas pelo frio na Ucrânia, e mais de 1500 foram internadas com hipotermia, são esperadas novas tempestades de neve e gelo, com até - 9ºC.


Também na Alemanha 350 vôos foram cancelados no final de semana devido ao temporal e a neve interrompeu por horas o tráfego entre a capital Berlim e Rostock. Os serviços de Meteorologia anunciaram que nova onda de frio atingirá o país, e já se fala na possibilidade das baixíssimas temperaturas causarem perdas ao PIB no primeiro trimestre do ano.


40 C NEGATIVOS


Temperaturas de cerca de 40º negativos foram registrados em Xingiang, no nordeste da China, enquanto a capital Pequim se viu diante da maior nevasca em 60 anos. Problemas nas redes de transporte e fornecimento de eletricidade forçaram algumas áreas a racionar energia.

Nenhum comentário: