sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

REFORMA AGRÁRIA PODE GERAR MAIS DE 20 MILHÕES DE EMPREGOS

Reforma Agrária pode Gerar mais de 20 milhões de empregos, aponta estudo 22 de dezembro de 2009


ANÁLISE DO Censo Agropecuário 2006 - ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Frei Sérgio Görgen (*)A cada 10 anos, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - faz um levantamento, uma pesquisa, indo de casa em casa, para saber como está a vida ea produção BRASILEIRO NO meio rural.


O último Censo Agropecuário foi feito em 2006 e publicado em 2009. Esta pesquisa Permite fazer um retrato, uma fotografia de como está a vida ea produção na roça. É possivel fazer comparações também algumas importantes sobre as diferenças entres os grandes e pequenos agricultores, entre o agronegócio ea agricultura camponesa.



Vejamos alguns números desta pesquisa.


1 - Propriedade e Posse da Terra:


Os pequenos agricultores Têm 24% de todas as privatizadas terras do Brasil.


Quer dizer, de cada 100 hectares de terras, 24 são de camponeses.


Os médios e grandes Têm 76% de todas as terras.


De cada 100 hectares, 76 são do agronegócio.


2 - Número de Estabelecimentos - Propriedades, Posses, Lotes:


Os camponeses são mais de 4 milhões e 360 Estabelecimentos mil.



Os médios e grandes são apenas 807 Estabelecimentos mil.


Os grandes Proprietários acima de mil hecatres São apenas 46 mil. Os latifundiários acima de 2 mil hectares são apenas 15 mil fazendeiros, que detem 98 milhões de hectares.


3 - O que produzem:


Os camponeses produzem 40% da produção agropecuária do Brasil (medida pelo Valor Bruto da Produção Agropecuária Total), apesar de terem apenas das Terras 24%, nas piores Condições de topografia e fertilidade. Além disso, sabe-se que grande parte da produçao do Camponês é para auto-sustento e, portanto, não é vendida.


Os médios e grandes produzem 60% da produção agropecuária do país e Possuem 76% de todas as terras - entre elas, as mais planas, férteis e melhor localizadas para o mercado.



4 - Valor da Produção por hectare:


1 hectare da agricultura camponesa teve, em média, uma renda de R $ 677,00.


1 hectare do agronegócio teve, em média, uma renda de apenas R $ 368,00.


5 - Quem Produz o que o povo brasileiro vem:


Daquilo que vai para a mesa dos brasileiros, 70% é produzido pelos pequenos agricultores, camponeses pelos.


Só 30% do que vai à mesa dos brasileiros vem grandes propriedades das, que priorizam apenas as exportações. Não produzem comida, apenas querem Produzir "commodities".



6 - Trabalho para o povo:


As pequenas propriedades dão trabalho para 74% de toda a mão de obra no campo brasileiro.


As grandes e médias, o agronegócio, mesmo com muito mais terra, só Empregam 26% das pessoas que resultados obtêm no campo. Preferem JAF mecanização intensiva e muito agrotóxico. Por isso, o Brasil se Transformou na safra de 2008/2009 n º maior consumidor mundial de agrotóxicos. São aplicados 700 milhões de litros de veneno por ano!




7 - Quantas pessoas por hectare resultados obtêm:


Na agricultura camponesa, em cada 100 hectares, resultados obtêm 15 pessoas.


No agronegócio, em cada 100 hectares, apenas dão emprego para 2 pessoas (média real de 1,7 pessoas / ha).


8 - Os recursos do Crédito Agrícola:



Os valores do crédito Não estão no Censo Agropecuário, mas no Plano Safra. No Plano Safra 2009/2010 foram Destinados R $ 93 bilhões para o agronegócio, e R $ 15 bilhões para uma agricultura camponesa.



Mesmo assim, sabe-se que apesar da Crescente oferta de recursos para uma agricultura camponesa, apenas 1,2 milhões de Estabelecimentos familiares Têm acesso ao credito, e na última safra utilizaram apenas 80% do que está disponível.


Isto significa que os camponeses Utilice apenas 14% do total Crédito Agrícola ofertado pelos bancos, das normas e determinações Através da política do Governo Federal.



Resumo comparativo entre os dois modelos de agricultura vigentes no Brasil


Quadro comparativo
PERSPECTIVAS CASO houvesse REFORMA AGRÁRIA Massiva


Usando os dados do Censo de 2006, podemos fazer uma projeção de como poderia ser o Brasil se houvesse uma Reforma Agrária, massiva, que democratizasse uma propriedade ea posse da terra e reorganizasse A produção agrícola para o mercado interno.


Tomando como base só os Estabelecimentos acima de mil hectares, ou apenas 46,911 Estabelecimentos: ocupam uma área de 146.553.218 hectares, isto é, mais de 146 milhões de hectares. Dá uma média de 3,125 hectares por propriedade.


Agora, vejamos como ficariam estas terras que pertencem agora a apenas 47 mil grandes Proprietários, se fosse distribuída em lotes com tamanho médio de 50 hectares por família:



- Seriam criados 2 milhões e 920 mil Estabelecimentos agrícolas novos, ou seja, quase 3 milhões de novas famílias de camponeses.


- Contando que uma agricultura camponesa ocupa 15 pessoas a cada 100 hectares, esta Reforma Agrária criaria mais trabalho para 21 milhões de pessoas, ao contrário de 2 milhões e 400 mil criados hoje Através do agronegócio - que, além do mais, recebendo salários ridiculos resultados obtêm , muitas vezes temporários apenas, e sem direitos trabalhistas ou previdenciários.



- Tomando em conta que, na agricultura camponesa, ano cada hectare gera uma renda média anual é de R $ 677,00, a renda gerada nas áreas distribuídas produziria uma nova riqueza no valor aproximado de R $ 99 bilhões por.


É só comparar. O latifúndio eo agronegócio não para beneficios trazem uma sociedade brasileira, nem social, nem economicamente, e muito menos ambientalmente e Sustentável. Pois uma sua matriz tecnológica é altamente destruitiva pelo uso intensivo de agrotóxicos.


Uma Reforma Agrária que atingesse apenas os Estabelecimentos acima de mil hectares, preservando os médios proprietários, geraria produção muito mais trabalho, renda e desenvolvimento para todos os brasileiros.


(*) Frei Sergio Görgen é membro do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Via Campesina Brasil


Assentamento de Hulha Negra-RS, dezembro de 2009.

Nenhum comentário: