sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

EXCLUSÃO SOCIAL DO TRANSPORTE


NO SEMINÁRIO EM QUE ESTIVE REALIZADO PELA FAMBARRA, NO DIA 28/10 O Professor Fernando Mac Dowell,


(* FOTO)EM GRAVE DENUNCIA QUE "EXISTE CERCA DE 1,9 MILHÃO DE PESSOAS VIVEM NA EXCLUSÃO SOCIAL DO TRANSPORTE, E MUITAS Trabalham DE CARTEIRA ASSINADA QUE DORMEM NAS RUAS, PARA FICAREM PERTO DO TRABALHO."



Mac Dowell, TAMBÉM DIZ QUE O MODELO QUE SEJA ADOTADO PARA AS FUTURAS (UE ALVARO COSTA, NEY SUASSUNA E DIRETOTIA FAMBARRA - FOTO) ALVARO COSTA, NEY SUASSUNA E DIRETOTIA FAMBARRA - FOTO) OLIMPIADAS, BRT, NÃO IRÁ RETIRAR OS CARROS DAS RUAS. SEGUNDO ELE EXISTE 30 CARROS VLT APODRECENDO NAS Garagens DO METRO, QUE PODERIAM SER UTILIZADOS NA PISTA CENTRAL DAS AV. DAS AMÉRICAS.


- O T5 foi Projetado para ter 35 Interseções, explicou o BRT é muito lento,.
Segundo ele o aeromóvel é muito mais eficaz, além de ter um menor custo e tarifa mais baixa. Ele lembrou que o importante será o legado que deixará as olimpíadas para a população.

CUSTOS ALTÍSSIMOS TEM SIDO APRESENTADO A SOCIEDADE.

- Falam em um gasto de R $ 1 bilhão, mas pelos Projetos Apresentados o custo máximo seria de R $ 80 milhões, para o metrô da Barra s foi dito R $ 5,7 bilhões, ou seja, cerca de R $ 463 milhões por km, mas esse Orçamento não existe nem em outros Países, disse.

ESTA PALESTRA FOI FEITA PELO ENGENHEIRO EM JUNHO/2009 NO CLUBE DE ENGENHARIA




Segundo o engenheiro econômico, em qualquer projeto de transporte Importância é de fundamental existir um equilíbrio entre os aspectos social, ambiental, urbanístico, técnico e financeiro. Ele chamou atenção dos conselheiros para uma Existência de "variáveis conflitantes" no equilíbrio proposto.
- A abrangência social do Metrô é tanto maior quanto menores o valor da tarifa, o tempo de Acessibilidade à estação, o tempo de viagem, o intervalo entre trens ea Regularidade, o tempo de espera na plataforma, eo conforto no interior do trem. Por outro, para que isto aconteça é preciso aumentar investimentos, custos operacionais e, conseqüentemente, da Companhia o défice, o que na prática, paradoxalmente, dificulta o alcance social desejado.
Mac Dowel alertou que a solução proposta pela Concessionária para resolver os gargalos operacionais na Linha 2 prevê o abandono da Estação Estácio do Metrô como Estação de tranbordo. A estação custou aos cofres públicos cerca de R $ 300 milhões pela profundidade que teve que Atingir para uma correspondência com a Linha 2, que apresenta plataforma para trens de 8 carros.
- Na seqüência uma proposta abandona também um trecho em operação na Linha 2 do Metrô de aproximadamente 1,6 km (1,551 m), que custou R $ 400 milhões de investimento público e corresponde ao trecho situado entre as estações Estácio e São Cristóvão. O trecho que Envolvem uma travessia da Praça da Bandeira, com alto grau de dificuldade construtiva - pois teve que passar embaixo de Dois Rios (Comprido e Trapicheiro) e ainda das fundações do viaduto Paulo de Frontin. O projeto ainda abandona a obra Executada na Estação Carioca, que garante uma construção da expansão da Linha 2. Também Devido à grande profundidade de suas escavações (40 m), e para Garantir uma correspondência entre as linhas e 1, foram gastos outros R $ 300 milhões 2, bilhão que juntos perfazem R $ 1,1, a preços atuais, de investimentos públicos Serão abandonados que inacreditavelmente - denunciou.



TRANSPORTE DE MASSA

Segundo o consultor, uma solução provisória proposta pela Concessionária um limita uma taxa de 4 passageiros por metro quadrado entre estações consecutivas. Isto corresponde, na Linha 1, a Receber até 695 mil passageiros por dia e na Linha 2 por apenas 160 mil, enquanto na solução original do Metrô, com uma implantação do trecho Estácio, Carioca e Castelo (Barcas), a Linha 1 estaria apta A Receber até 939 mil passageiros por dia, portanto 35% a mais. Já a Linha 2 até poderia incorporar 516 mil usuários, o que representa mais do que o triplo (3,2 vezes) de passageiros que o da solução proposta pela Concessionária.
Considerado um dos transportes de massa mais Eficientes o metro, disse o consultor, não consegue absorver a demanda de passageiros em razão de sua expansão lenta.
- Nos últimos dez anos, apenas quatro estações foram inauguradas: Pavuna, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. O tempo de espera dos passageiros também é alto: quatro minutos e dez segundos na Linha 1 e dez segundos a mais na Linha 2. Além disso, os vagões ficam superlotados nas horas de pico. O tempo máximo de espera no metrô não pode passar de quatro minutos. Nos vagões, os passageiros se apertam, ficando até seis pessoas por metro quadrado, quando o tolerado é até quatro. Hoje o metrô transporta apenas 550 mil pessoas por dia útil - destacou Mac Dowell. ABAIXO DO SITE
http://www.clubedeengenharia.org.br/08jul_mac_dowell.html


EM RESPOSTA SOBRE O METRO DO RJ, inaugurado PELO PRESIDENTE LULA, O QUE DIZ:
AYLTON,


SÓ VOU RESSALTAR O SEGUINTE:


O FATO DO METRÔ DO RIO PAGAR A METADE DO PREÇO NA CHINA, QUERO QUE SÃO RESSALTAR  TRENS ABSOLUTAMENTE DISTINTOS.


O METRÔ DO RIO, PASME, COMPROU TREM COM REBOQUE, CUJO DESEMPENHO NÃO SE COMPARA COM O CARRO ORIGINAL DO METRO DO RIO QUE SAIU DE UMA PRANCHETA  E POSSUI O MAIOR VÃO DE PORTA DO MUNDO RESULTADO DOS ESTUDOS ERGONOMÉTRICOS.



O CARRO ORIGINAL DO METRÔ DO RIO POSSUI TODOS SEUS EIXOS TRACIONADOS RAMPA PARA SUBIR DE ATÉ 4%, PODE TRECIONAR 8 CARROS E AINDA APRESENTA MAIOR CAPACIDADE, ATÉ MESMO QUE O DO METRÔ DE SÃO PAULO E BREVEMENT MEDÍOCRE FICARÁ (A POPULAÇÃO CARIOCA NÃO MERECE) .



LAMENTAVELMENTE O QUE O GOVERNO DO ESTADO ESTÁ FAZENDO COM O METRÔ DO RIO É ALGO INACREDITÁVEL E NÃO SERVE DE EXEMPLO PARA NINGUEM, MUITO MENOS PARA O PRESIDENTE LULA ILUDIDO NESSE EPISÓDIO CONCORDO QUE DEVEMOS PROCURAR O MERCADO INTERNO INDUSTRIAL PARA TERMOS DE FATO COM CARRO DE METRÔ PREÇO MAIS ACCESSIVEL SEM OS FAMOSOS "INGREDINETES" POLÍTICOS E COM A APRESENTAÇÃO DE ESPECIFICAÇÃO INTELIGENTE, PARA QUE INTERROMPA ESSA BAGUNÇA QUE FOI INSTITUCIONALIZADA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO NESSES ÚLTIMOS 3 ANOS.



DIGA-SE DE PASSAGEM NÃO FOI POR FALTA DE AVISO E MUITO MENOS POR FALTA DE APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES TANTO AO GOVERNO DO ESTADO, QUANTO PARA A PREFEITURA.


NUNCA HOUVE DIÁLOGO E NÃO FOI ESTABELECIDA SE QUER UMA POLÍTICA DE TRANSPORTE INTELIGENTE ALICERÇADA TECNICA E SISTEMICAMENTE NO RIO DE JANEIRO.

Fernando também falou MacDowell Das condições péssimas do Elevado do Joá, onde, segundo um estudo feito por ele, existe um pilar completamente abalado, caso não seja feito nada acontecer uma tragédia PODERÁ:


- O problema do Joá é sério e delicado ele completou,.


* Professor Doutor e Livre EM ENGENHARIA DA UFRJ E EX-DIRETOR DE PLANEJAMENTO E PROJETOS DO METRO










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