terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ESTE SÉCULO 21 NÃO VAMOS JOGAR FORA, LULA.

Tornar o produto brasileiro mais competitivo nos mercados interno e externo. Este foi o desafio lançado pelo presidente Lula em discurso para empresários do setor de comércio exterior. Num jantar de confraternização promovido pela Apex-Brasil, Lula explicou que o governo do DF adquiriu vagões para o metrô junto a uma indústria em São Paulo ao custo de R$ 5 milhões. O mesmo produto – inclusive com ar condicionado – foi adquirido pelo metrô Rio pela metade do preço de uma indústria chinesa.



O presidente valeu-se deste caso para enfatizar que as indústrias brasileiras precisam ser mais competitivas para enfrentarem o comércio global. Ele pediu que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o BNDES promovam um estudo que permita achar soluções para inserir mais empresas no mercado externo. Lula cobrou também maior presença do Banco do Brasil em outros países. “Não podemos ficar esperando que alguém faça por nós disse. Ele também explicou que algumas potências, como por exemplo os Estados Unidos, não têm tanto peso na economia mundial como tinham no passado.


No discurso, Lula justificou a necessidade da tributação no país como forma de permitir um Estado mais forte. Segundo ele, algumas nações vizinhas com carga tributária no patamar de 12% não têm eficiência. Ele defendeu também que o Estado seja “menos intruso” e mais indutor e fiscalizador. “A hora é do Brasil. Esse século 21 não vamos jogar fora”, afirmou.

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