segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Brasil precisa assumir a responsabilidade de ser o maior País da América do Sul mas sem ter hegemonia na região.


O que o Brasil busca, afirmou o presidente Lula em Caracas (Venezuela), é colaborar com as demais nações sul-americanas, tratando todo mundo em igualdade de condições. O presidente brasileiro participou ontem à noite da inauguração do Consulado-Geral do Brasil e do escritório da Caixa Econômica Federal (CEF) na capital venezuelana.


(…) o Brasil tem que ser o primeiro país a fazer gestos. Não os gestos de antigamente, em que os países grandes queriam ter hegemonia no continente… Nós não queremos nada disso. Nós não queremos ser líderes, nós não queremos ter hegemonia, nós apenas queremos tratar todo mundo em igualdade de condições, do menor ao maior, porque é assim que a gente conquista respeito, é assim que a gente consolida a democracia e é assim que a gente dá os passos importantes para o desenvolvimento do nosso continente.


O presidente explicou que vem conversando com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ampliar a participação do Brasil na Venezuela. Segundo Lula, o Banco do Brasil deve abrir uma agência em breve no país vizinho. Lula também deu ênfase às questões comerciais com os países da América do Sul.


Tudo isso aqui parece pouco se a gente imaginar o que a gente quer para o futuro. Mas se a gente olhar para um passado não muito distante, o que se pensava da relação Sul-Sul e o que se pensava da relação na América do Sul, isso aqui, para quem acredita em Deus como eu, é um milagre, é um milagre, porque os adversários existem, os contra existem. É uma doutrina e doutrina não é uma coisa que a gente muda rapidamente com um discurso. São anos e anos e anos de persistência, para que a gente possa consolidar cada degrau dessa escada da construção da integração da América do Sul e da América Latina.


Nesta sexta-feira (30), Lula tem reuniões com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em El Tigre, onde acompanha colheita de soja em parceria com a Embrapa. Lula e Chávez devem conceder entrevista aos jornalistas e participarem de cerimônia de assinatura de acordos para a construção da refinaria de petróleo em Pernambuco.
http://planalto.blog.br/

Nenhum comentário: