segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NÃO DEIXE O JORNAL NACIONAL LHE ENGANAR.

O que Dilma realmente disse sobre o blecaute. Não deixe o jornal nacional te enganar
16/novembro/2009 9:05


Eles ignoraram, de novo, o conteúdo completo do que Dilma disse
O Conversa Afiada reproduz o e-mail que recebeu de Oswaldo Buarim Jr., assessor de imprensa do Ministério da Casa Civil:
Prezado jornalista,
Boa parte das edições de jornais e TVs ignorou o conteúdo completo das declarações da ministra Dilma Rousseff, na última quinta-feira, sobre o blecaute ocorrido na noite de terça-feira. Pinçou do contexto uma frase – “o assunto está encerrado” – que, na verdade, era apenas a citação de declaração que havia sido dada, horas antes, pelo ministro Edison Lobão.


Antes e depois de dizer que o assunto, para o governo, estava encerrado, Dilma afirmou que o blecaute precisa ser investigado em profundidade, e nem poderia deixar de sê-lo, por força de lei, para que não se repita e para que eventuais falhas possam ser corrigidas.


Nada disso foi ao ar ou virou letra impressa em jornal ou mesmo caractere na internet. Por isso – as declarações exatas da ministra Dilma continuam desconhecidas do público -, enviamos a você a degravação de trechos mais amplos da entrevista para verificar que a ministra não foi “contestada” pelo presidente Lula, como se afirmou ter acontecido, ou que Dilma estivesse “prevendo” novos blecautes.


Leia aqui o trecho em que a ministra falou (grifo nosso) sobre a apuração da causa do blecaute:


– Na minha experiência, uma apuração técnica, não politizada, vai exigir que os diferentes setores sejam ouvidos e que a Aneel aprofunde a avaliação. Então, para responder a vocês, eu respondo com o que disse o ministro Lobão. Eu não tenho outra informação a acrescentar. E aconselho vocês a aguardar que a Aneel, por determinação legal, porque pela lei que a instituiu ela é obrigada a fazer a apuração.(…)




– Mas o governo prometeu que nunca mais teria apagão…
– Não teve. Você está confundindo duas coisas, minha filha. Uma coisa é blecaute. Ninguém pode prometer que um sistema – nós trabalhamos com um sistema de transmissão de milhares de quilômetros de rede. Interrupções deste sistema ninguém promete que não vai ter. O que nós prometemos é que não terá neste país mais racionamento. Racionamento é barbeiragem. Por que que é barbeiragem? Porque racionamento de oito meses implica que eu, com cinco anos de antecedência, não soube a quantidade de energia que tinha de entrar para abastecer o país. Vocês vêm me dizer hoje que nós estamos nesta situação? De jeito nenhum. (…) Hoje tem excesso de energia no sistema. O que aconteceu com Itaipu é que Itaipu está vertendo água. Itaipu tinha energia, rigorosamente falando, para jogar fora. Quando você verte água no reservatório, você está jogando energia fora. Eu lamento muito o que aconteceu com os consumidores, o que aconteceu nas cidades. Acho que de fato é muito desagradável. Agora, dizer pra mim… é tentar fazer deliberadamente confusão onde não tem. É tentar apresentar o país com uma fragilidade que não existe. Este país, hoje, tem mais energia do que teve em qualquer momento anterior. Isso é muito sério. Então eu diria para vocês o seguinte: eu concordo com você que nós não estamos livres de blecaute. O que nós temos que aprender com este episódio? O que o presidente pediu e é uma coisa importantíssima? A gente tem sempre que melhorar. Então, o que temos que fazer, por que é importante que a Aneel apure? Porque a Aneel vai punir. Se ela descobrir responsabilidades, é obrigação dela punir. Se não tiver outra razão, ela não pode punir. Agora, o que é que a gente ganha com a apuração? É que você melhora o sistema. Tem que ver como é que funcionou o ilhamento, eles vão olhar cada coisa como é que funcionou. Cada uma das coisas.



Quem dá o assunto por encerrado não dedica tanto tempo de suas respostas à importância da investigação que a Aneel vai fazer ou já está fazendo.


Atenciosamente,
Oswaldo Buarim Jr.

Nenhum comentário: