domingo, 15 de novembro de 2009

LULA DEFENDE PROPOSTA DE PAÍSES AMAZÔNICOS

Lula defende proposta de países amazônicos para questão climática


Os países sul-americanos que têm parte de sua área na região amazônica, como Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia e Bolívia, deveriam juntar seus especialistas para apresentar uma proposta para a questão climática na próxima reunião da ONU sobre o assunto, que acontecerá em dezembro, em Copenhague (Dinamarca). A idéia foi apresentada pelo presidente Lula nesta sexta-feira em reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada em Bariloche (Argentina):



A Colômbia, a Venezuela, o Peru, a Bolívia e o Brasil têm uma imensa e vasta área na Amazônia. Só no território brasileiro são 360 milhões de hectares de terras da Amazônia. Eu de vez em quando discuto isso nos fóruns internacionais, e me dá a impressão de que a Amazônia é dos países ricos e que eles querem dizer qual a política que nós deveremos fazer para a Amazônia, quando a Amazônia é um problema nosso.


Segundo Lula, os países só querem doar dinheiro para o seqüestro de carbono por florestas dos países mais pobres, mas não querem diminuir suas emissões de gases do efeito estufa.

Nenhum comentário: