terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lula: “com metade do que foi gasto com bancos daria para erradicar a fome no mundo”

Lula: “com metade do que foi gasto com bancos daria para erradicar a fome no mundo”




O presidente Lula criticou na segunda-feira (16) a ajuda financeira para salvar bancos falidos durante a crise em seu discurso na abertura da Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, da Organização para Alimento e Agricultura (FAO, sigla em inglês), em Roma, Itália.



“Frente à ameaça de um colapso financeiro internacional, causado pela especulação irresponsável e pela omissão dos Estados na regulação e fiscalização do sistema, os líderes mundiais não hesitaram em gastar centenas e centenas de bilhões para salvar bancos falidos”, lembrou, pedindo a mesma atenção ao combate à fome. “Com menos da metade desses recursos, seria possível erradicar a fome no mundo”, declarou.



Lula defendeu a cooperação internacional para enfrentar o problema. “O combate à fome continua praticamente à margem da ação coletiva dos governos. É como se a fome fosse invisível. Muitos parecem ter perdido a capacidade de se indignar com um sofrimento tão longe de sua realidade e experiência de vida”, disse Lula.



Sobre o Brasil, Lula relatou que durante anos a “economia estava organizada para atender apenas 60% dos brasileiros, deixando o restante entregue à própria sorte. Milhões de seres humanos eram vistos como estorvo”.


Ele relatou que ao chegar ao governo procurou tomar medidas para assegurar à população o mínimo para alimentar-se e ter melhores condições de vida. “A experiência brasileira e de outros países mostra que o enfrentamento do problema da fome exige, antes de mais nada, vontade e determinações políticas.


Essas iniciativas permitiram ao Brasil retirar 20,4 milhões de pessoas da pobreza e reduzir em 62% a desnutrição infantil”, avaliou, citando programas criados pelo governo, como o Bolsa Família, o Luz para Todos e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Nenhum comentário: