quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BLECAUTE





Uma concentração de fortes descargas atmosféricas (raios), chuvas e ventos provocou um curto-circuito em três circuitos de Itaberá (SP), que recebem energia de Itaipu, resultando no desligamento pelo sistema de proteção do sistema de 15 linhas de transmissão.



Esta foi a causa da interrupção do fornecimento de energia a várias regiões do País na noite de terça-feira (10/11). A conclusão foi divulgada hoje após varredura feita por todos os órgãos ligados ao Ministério de Minas e Energia (MME) para descobrir as causas do problema.


Em entrevista coletiva concedida no início da noite desta quarta-feira (11/11) na sede do Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (CNOS), em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão afirmou que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirmou a existência da concentração atmosférica muito grande na região de Itaberá (SP) e lembrou que o Brasil é um dos países do mundo em que há a maior concentração desses fenômenos de descargas atmosféricas (raios) -- ainda mais no local onde se originou o blecaute de terça-feira.

O ministro reafirmou que o sistema brasileiro de geração e transmissão de energia é robusto e confiável, mas que nem ele é capaz de resistir a casos extraordinários como o ocorrido terça-feira.

Lembrou ainda os muitos investimentos feitos pelo governo no setor desde 2003 e destacou a rápida restauração do sistema em praticamente todo o País, que reestabeleceu a energia em quatro horas (em média), enquanto que em outros países há casos de cidades que ficaram até quatro dias sem energia.

O ministro Lobão também explicou o que o governo tem feito para aumentar a segurança do sistema brasileiro de geração e distribuição de energia elétrica:

Também participaram da entrevista o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann; o diretor de Operações de Furnas, César Zani; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nélson Hubner; e o diretor de Operações do CNOS, Luiz Antônio Barata.

Nenhum comentário: