domingo, 4 de outubro de 2009

Uma grande manifestação em Roma reivindicar a liberdade de imprensa

Uma grande manifestação em Roma reivindicar a liberdade de imprensa
18:26|A nomeação é amanhã na histórica Piazza del Popolo, onde os jornalistas farão uma marcha sob o lema "nenhuma informação amordaçado. Haverá manifestações em outras cidades italianas e capitais européias. Por: Julio Algañaraz correspondente em Roma.


1
"Os jornalistas serão mobilizados para a liberdade de expressão". Por Julio Algañaraz correspondente em Roma.

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se sábado de manhã na histórica central Piazza del Popolo em Roma, em uma liberdade de imprensa "Sábado", organizado pela FNSI, o poderoso sindicato dos jornalistas italianos. O evento terá uma curva acentuada contra o governo conservador de Silvio Berlusconi, sob o lema "nenhuma informação amordaçado" e terá o apoio activo da imprensa internacional.


Enquanto no período da tarde a manifestação será realizada eventos paralelos ao mesmo tempo em várias cidades italianas. Eles também se reunirá com grupos de jornalistas e cidadãos em apoio dos italianos, em Londres, fora da sede da BBC, e em Bruxelas, na sede do Centro Internacional de Imprensa da União Europeia. Outros protestos terá lugar em Berlim, Munique e Paris.


O presidente da Federação Nacional de Imprensa, Roberto Natale, respondeu aos ataques do primeiro-ministro Berlusconi, que afirmou que o encontro "é uma farsa, porque em Itália, a liberdade de imprensa não está em perigo." "Nós apenas pedir que os jornalistas possam continuar a fazer o nosso próprio trabalho", disse


Falar a partir da fase do Prêmio Nobel de Literatura, Dario Fo, o escritor Roberto Saviano, condenado à morte pela Camorra napolitana, na esteira do seu livro "Gomorra", líderes de associações e jornalistas.


Também ler textos da jornalista russa Anna Politkosvskaja, assassinado na Rússia há três anos em que muitos consideram um esquema de crime. O diretor de "Famiglia Cristiana", o padre Antonio Sciortino, enviou uma mensagem de adesão.


Os três sindicatos, partidos de oposição e de várias associações envolvidas na fusão. De toda a Itália chegar com 300 jornalistas Pullmans "em defesa da liberdade de informação".


O governo Berlusconi é acusado de manipular a informação e fazer pressão sobre a imprensa de oposição. Alguns meses atrás, o primeiro-ministro pediu aos empresários italianos que não iria colocar publicidade na imprensa que "tem posições negativas.


ItáliaMundoRomaliberdade de imprensa

Nenhum comentário: