terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os manifestantes protestaram fora das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial em Istambul, na terça-feira.

Os manifestantes protestaram fora das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial em Istambul, na terça-feira.


Ir para o próximo parágrafo ISTAMBUL (Reuters) - A polícia turca disparou gás lacrimogêneo e canhões de água usada para dispersar centenas de pessoas protestavam contra o Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial durante suas reuniões anuais em Istambul terça-feira.


Policiais armados com escudos e gás que canisters correram para dispersar manifestantes na Praça Taksim, apenas algumas centenas de metros (metros) do FMI, as reuniões do Banco Mundial.


"Viva a liberdade. FMI sair da nossa cidade", gritavam os manifestantes.


A polícia deteve cerca de 100 pessoas, algumas para lançar bombas de gasolina perto do centro de convenções onde os ministros de finanças, bancos centrais e economistas têm se reunido para discutir a economia global, a emissora CNN Turk relatados.


A praça principal e ruas adjacentes foram amplamente voltou a calma ao meio-dia, embora a polícia ainda estavam perseguindo pequenos grupos de manifestantes, que parecia ser em grande parte turco, nas ruas laterais.


Os protestos foram organizados por diversos sindicatos turco.


Manifestantes reúnem no hotel e entradas loja esfregar os olhos afetados por gás lacrimogêneo disparado contra a multidão pela polícia. Alguns cobriam os rostos com lenços vermelhos. A principal rua de pedestres Istiklal foi rapidamente abandonada como pessoas fugiram dos confrontos.


As janelas da frente de vários bancos foram quebradas. Mais tarde a polícia levou para fora de um ramo de pessoal e os clientes que tinham sido escondidos no primeiro andar do edifício. As telas de máquinas de dinheiro em vários bancos também foram esmagados.


Um estudante foi detido temporariamente na semana passada depois de lançar seu sapato na IMF Managing Director Dominique Strauss-Kahn durante um discurso em uma universidade de Istambul. O sapato errou o alvo.


Existe uma oposição significativa entre os estudantes turcos com o FMI, o que ajudou a fiança Turquia fora de uma profunda crise financeira em 2001. Turquia e do FMI estão a negociar um eventual novo acordo de empréstimo após o último expirou há mais de um ano atrás.

Nenhum comentário: