terça-feira, 13 de outubro de 2009

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, tem intenção de restaurar o fascismo na Itália,

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, tem intenção de restaurar o fascismo na Itália, disse nesta terça o líder do partido opositor Itália dos Valores (IDV), o ex-magistrado Antonio Di Pietro.


Di Pietro denunciou que Berlusconi, com a proposta de instaurar um sistema presidencialista na Itália, como sugeriu durante um comício no final de semana, pretende que o país retorne ao fascismo.


Segundo o líder do IDV, seu partido não quer nem dialogar sobre a proposta e se mostrou contrário à reforma da Justiça projetada pelo Executivo.


Para o opositor, o primeiro-ministro quer criar uma nova lei com a reforma da Justiça, semelhante com o que ocorre com a Lei Alfano, criada para imunizar os quatro altos cargos do Estado, invalidada na quarta-feira passada pelo Tribunal Constitucional.


"Até que Berlusconi estiver no poder não negociaremos sobre eventuais reformas, seria como deixar um centro de primeiros socorros nas mãos do Drácula", comparou.


Para o líder do IDV, "a única intenção do chefe do Executivo é regular os processos judiciais e apropriar-se das instituições como a Presidência da República e a Corte Constitucional".


"Chegará o dia em que Berlusconi colocará o Exército nas ruas. A este modelo de Governo fascista dizemos não", afirmou Di Pietro, quem reiterou as críticas ao presidente da República, Giorgio Napolitano.


"Estamos tristes com o fato de o Presidente da República ter ratificado a Lei Alfano e a anistia fiscal. Napolitano, no entanto, foi enganado e acabou vítima de sua boa vontade, mas nós o avisamos para não confiar em Berlusconi", afirmou o líder de IDV.


"Esperamos que o chefe de Estado tenha entendido que na outra parte não existe uma pessoa normal, mas um indivíduo com o qual não se tem diálogo", concluiu o ex-magistrado em alusão a Berlusconi.

Nenhum comentário: