sábado, 10 de outubro de 2009

FERROVIÁRIOS PEDEM CPI PARA INVESTIGAR SUPERVIA


O presidente do Sindicato dos Ferroviários do Rio de Janeiro, Valmir Índio Lemos, afirmou que os recentes problemas com os trens da SuperVia são resultado da falta de investimento da concessionária. Sobre o incidente desta quinta-feira, quando um trem enguiçou perto da Estação Dom Pedro II, na Central do Brasil, deixando todo o sistema parado e provocando um tumulto na estação. Segundo Índio Lemos, há falta de manutenção na fiação aérea e no pantógrafo, equipamento que conecta o trem com os cabos elétricos.


"Na quarta-feira, o que houve é que a empresa arrancou os mecanismos de abertura das portas dos trens, o que ocasionou o tumulto entre as pessoas que já estavam aguardando há 30 minutos dentro dos vagões", afirmou.


Índio Lemos pediu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar a aplicação de recursos da SuperVia. Ele alega que além da receita com a venda de passagens, a empresa ainda recebe altas quantias com o aluguel de espaços para o comércio nas estações.



"Esperamos que os deputados se mobilizem e olhem com atenção, porque alguma coisa está errada. A sabotagem começa quando a empresa não faz investimentos em um patrimônio público que tem a obrigação de administrar. Não se tem o número de passageiros exato, não se sabe quanto ela arrecada, tem várias propagandas e comércios nas estações e esse dinheiro não se sabe para onde vai", disse.

O sindicalista esteve com o deputado Gilberto Palmares (PT), que decidiu convocar uma audiência pública na próxima semana, com a indicação da criação de uma comissão especial, podendo resultar em uma CPI.


"Na semana que vem haverá aqui, na Alerj, uma audiência pública para discutir a problemática dos trens. No mínimo uma comissão especial focada no transporte ferroviário nós vamos sugerir. Eu concordo que os problemas já ocorridos justificariam uma CPI, mas isso depende de um debate maior", afirmou Palmares.




Nenhum comentário: