domingo, 18 de outubro de 2009

CAMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO - NOTICIAS

Os efeitos da descoberta de petróleo na camada do pré-sal para o desenvolvimento do Município foi o tema da audiência pública promovida pela Comissão Especial da Câmara do Rio nesta sexta-feira, 16 de outubro, sob a presidência do vereador Roberto Monteiro (PCdoB). O evento contou com a participação do Presidente da BR Distribuidora, José Lima Neto e do Presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira.



Na audiência, os vereadores foram informados que o petróleo e o gás natural continuam sendo as principais fontes de energia do mundo. Atualmente, a Arábia Saudita é o país com a maior reserva de petróleo. Já o Brasil tem uma reserva de 14 milhões de barris. Com a descoberta da camada de pré-sal, a reserva nacional deverá dobrar para 28 mil barris de petróleo.



Segundo o presidente da BR Distribuidora, os dados divulgados apontam para uma nova fase de desenvolvimento econômico do país.


- Teremos potencial para sermos um país com grandes reservas de petróleo. Deixaremos de importar e passaremos a exportar. Temos que mudar a forma de pensar, não seremos apenas consumidores, seremos também vendedores de energia, disse José Neto, acrescentando ainda que a principal mudança proposta pelo governo federal na política de exploração de petróleo é o contrato de partilha de produção. O novo marco regulatório permitirá que além da Petrobras, empresas da iniciativa privada poderão fazer a extração do petróleo, através de uma política de cotas. Tal medida terá validade somente para novas áreas onde forem descoberta a camada de pré-sal. As que já foram concedidas pelo governo não sofrerão mudanças na política de exploração.



José Neto também esclareceu aos parlamentaress que tais medidas ainda dependem da aprovação do Congresso Nacional. Segundo ele, o governo federal quer criar um fundo com os recursos oriundos da extração do petróleo, que será destinado a elaboração de projetos rentáveis. O recursos obtidos com os projetos servirão para a promoção de políticas públicas a serem desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal.


Já Fernando Siqueira alertou aos membros da Comissão que a extração do petróleo na camada de pré-sal deverá ser feita com cautela, para que haja tempo suficiente de adequação da nova tecnologia de exploração. Ele esclareceu ainda que a chamada camada de pré-sal é uma faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo situada a 7 mil metros abaixo da superfície do mar.


A audiência contou com a presença da vereadora Clarissa Garotinho (PMDB), membro da Comissão.

Nenhum comentário: