quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Banco Mundial prevê “eclipse do dólar”

“Os Estados Unidos estarão cometendo um erro se derem por garantido o lugar do dólar como moeda de reserva mundial predominante”, afirmou o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, em conferência na Universidade Johns Hopkins, às vésperas da reunião anual conjunta com o FMI, que será realizada na Turquia. Ele admitiu que “o status das verdinhas” está sob ameaça da crescente força do yuan chinês e do euro.

As declarações de Zoellick foram apresentadas no jornal inglês “Guardian” sob o título: “Dólar a caminho de ser eclipsado, prediz o presidente do Banco Mundial”. Ele advertiu que o que chamou de “usurpação” do papel do dólar poderá acontecer, à medida que “definha a dominância norte-americana com a irrupção da crise financeira”. “Chegou a hora” – ele assinalou - de que a “tomada de decisões seja compartilhada entre as velhas potências e os países emergentes”.

Ele também saudou o “papel expandido” do G-20, porém sem exclusão do BM, do FMI e da OMC. O Banco Mundial é encabeçado pelos EUA desde sua criação.

De acordo com o jornal, desde o acordo de Bretton Woods, pós II Guerra Mundial, “que cimentou a ascendência do dólar sobre a libra esterlina”, os norte-americanos têm sido capazes de “contar com empréstimos baratos do resto do mundo conforme governos transacionam dólares como uma aposta segura”. O jornal destacou ainda que vários países, inclusive China e Rússia, têm repetidamente levantado o problema da “excessiva hegemonia do dólar”.

“Há crescentemente outras opções ao dólar”, notou Zoellick, “e de agora em diante a confiança na moeda dos EUA – e sua economia – terá de ser conquistada”. Para ele, o futuro dos EUA está na dependência de se o país saberá “lidar com grandes déficits, relançar a economia sem inflação que mine o crédito e a moeda, e supervisionar seu sistema financeiro”. Ele predisse, ainda, que os tumultuosos eventos do aperto de crédito poderiam levar a uma ordem econômica mundial radicalmente diferente.

Nenhum comentário: