quarta-feira, 2 de setembro de 2009

China e Cuba


Arnaldo Musa
• "ESTA visita reforçará ainda mais as relações entre nossos dois países", disse o membro do Comitê Permanente do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Permanente da 11ª Assembleia Popular Nacional dessa nação, Wu Bangguo, que chegou na terça-feira, dia 1º, a Havana para realizar uma visita oficial e amistosa, a convite da Assembleia Nacional do Poder Popular de nosso país.
Bangguo, que permanecerá na Ilha até a quinta-feira, dia 3, foi recebido no aeroporto internacional José Martí pelo presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón.
Numa declaração escrita, o líder legislativo chinês ressaltou que a visita do presidente Hu Jintao no ano passado consolidou ainda mais os vínculos mútuos em todos os aspectos.
Da mesma maneira, sublinhou que tratará com profundidade aspectos bilaterais e temas de interesse com dirigentes cubanos, e tem a certeza de que se continuarão fortalecendo a amizade tradicional e a cooperação benéfica entre ambos os Partidos, Estados e povos.
Também foram receber o dirigente chinês, o vice-presidente do Parlamento, Jaime Crombet; a vice-chanceler, Ana Teresita González; a presidenta do Grupo Parlamentar de Amizade Cuba-China, Caridad Diego; e o presidente da Comissão das Relações Internacionais da Assembleia Nacional do Poder Popular, Ramón Pez Ferro.
À delegação presidida por Wu Bangguo se incorporou o embaixador da República Popular da China em Havana, Zhao Rongjian.
Durante sua estada, o ilustre hóspede terá conversações com Alarcón e com autoridades do Partido e do governo cubano, e percorrerá locais de interesse histórico e social. •

Nenhum comentário: