sábado, 29 de agosto de 2009

O LEGADO HUMANISTA DE TED KENNEDY

Faleceu aos 77 anos, de câncer no cérebro, o senador democrata Edward Kennedy, o mais respeitado parlamentar dos EUA pelo papel que desempenhou nas últimas décadas pelos direitos dos negros; pelas causas dos trabalhadores; em favor dos pobres, das crianças e dos imigrantes; por um sistema universal de saúde; e contra a guerra do Vietnã e contra a invasão do Iraque. Ele será sepultado no sábado no Cemitério Nacional de Arlington, ao lado dos irmãos John, o presidente, e Robert, ministro e senador, assassinados na década de 60.

“Ted” Kennedy – como era carinhosamente chamado -, também teve um papel chave na indicação de Barack Obama como candidato democrata a presidente, ao declarar seu apoio, praticamente definindo a disputa no partido. Em 2002, no que considerou depois “o melhor voto que ele havia dado no Senado”, ele votou contra a invasão do Iraque. Atitude que assumiu quase que sozinho. Em 2003, pouco depois da ocupação do Iraque, ele proferiu um discurso em que denunciou que a invasão do Iraque já vinha sendo tramada desde os primeiros dias do governo Bush e bem antes do 11 de Setembro, e que não havia nenhuma relação de Sadam com a Al Qaeda, nem armas de destruição em massa.

Filho de uma família milionária, foi capaz de se identificar com os desprotegidos, os pobres, os negros. Tornou-se conhecido como o “Leão do Senado” – e, ao mesmo tempo, sabia como atrair os mais inesperados apoios, para avançar a luta a que se propunha. Como no caso do MK-Ultra, o projeto de lavagem cerebral da CIA, que investigou e denunciou, com o apoio do ultra-conservador senador Barry Goldwater.

Sobre os irmãos John e Bob, dizia que “pensava neles todos os dias”. “Eles firmaram padrões elevados. Às vezes você consegue, às vezes, não”. O episódio de Chappaquiddick, em que seu carro mergulhou num rio, ele conseguiu escapar, mas morreu afogada uma mulher a quem dera carona, após uma festa, inviabilizou sua candidatura a presidente no início da década de 70. Em 1980, na eleição que depois Jimmy Carter perdeu para Ronald Reagan, Edward Kennedy disputou a indicação do partido à presidência e perdeu. Concentrou, então, todas as suas energias ao Senado, onde esteve por 47 anos.

Nenhum comentário: