quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Data citada por Lina Vieira confirma que reunião com Dilma é invenção

Data citada por Lina Vieira confirma que reunião com Dilma é invenção

Após um depoimento contraditório da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, que não conseguiu sustentar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na semana passada, sua versão sobre o suposto encontro com Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, aumentaram as evidências de uma armação com o propósito de desgastar a imagem da ministra da Casa Civil.

No depoimento, Lina Vieira não soube precisar em que data teria ocorrido o referido encontro com a ministra mas, segundo matéria da revista “Época”, em conversas informais com senadores apontou o dia 19 de dezembro de 2008 como data provável. No entanto, informações oficiais revelam que nesse dia Dilma passou a manhã em reunião do Conselho de Administração da Petrobrás, enquanto Lina estava em Natal, Rio Grande do Norte, a serviço na parte da tarde. A viagem está registrada no Portal da Transparência, onde consta que ela recebeu diária por se ausentar de Brasília.

O blog de Ailton Medeiros revelou também que a ex-secretária da Receita Federal manteve contato com o senador da oposição, José Agripino Maia (Dem/RN), por duas vezes, uma semana antes dela depor na CCJ. A primeira conversa foi por telefone. A segunda no apartamento do próprio senador em Natal.

As ligações de Lina com políticos da oposição são evidentes. Seu marido, Alexandre Firmino de Melo Filho, foi ministro interino da Integração Nacional entre 1999 e 2000, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A Procuradoria move ação contra Melo Filho por desvio na Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), órgão que era vinculado à pasta, desde 2001.

Com relação aos registros do serviço de Segurança do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou nota oficial, na sexta-feira passada (21), informando que o período médio de armazenamento das imagens das câmaras de vigilância varia em torno de 30 dias, o que inviabilizaria uma comprovação da presença de Lina Vieira nas dependências do palácio em dezembro por meio delas.

No caso de autoridades em visita ao Palácio do Planalto sem agendamento prévio é feita a identificação, os gabinetes das autoridades são consultados e após o credenciamento é autorizado o ingresso, segundo o GSI. “Nos registros existentes, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 2008, não foi encontrado o nome da ex-secretária da Receita Federal, sra Lina Maria Vieira”, diz a nota.

Nenhum comentário: