quinta-feira, 22 de janeiro de 2009



"O encontro com Fidel fechou com chave de ouro minha visita a Cuba"•


Afirmou a presidenta da Argentina • Raúl acudiu à despedida
Deisy Francis Mexidor
O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, despediu ao pé da escada do avião, a presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, ao concluir sua visita oficial de três dias à Ilha.
Sob o céu nublado que ameaçava chuva e temperatura relativamente baixa, a imprensa nacional e estrangeira esperou no aeroporto internacional José Martí a partida da ilustre hóspede, que, antes de subir ao avião que a levaria a Caracas, Venezuela, se dirigiu aos jornalistas.
A uma pergunta do jornal Granma sobre sua estada aqui disse que ia embora "muito contente" e que "não podia terminar melhor minha visita a Cuba que com uma entrevista com o comandante Fidel Castro Ruz".
Visivelmente empolgada, a chefa de Estado explicou que puderam conversar. "Eu o vi bem", afirmou.
Apontou que Fidel lhe comentou que havia acompanhado com atenção a tomada de posse do presidente Barack Obama.
Também precisou que "revemos a política da região, falamos certamente das relações argentino-cubanas. Na verdade, este encontro fechou com chave de ouro minha visita a Cuba".
Após despedir a presidenta da Argentina, Raúl dialogou com os jornalistas. A respeito da insistência da imprensa estrangeira em relação à saúde do líder da Revolução, assinalou: "Passou bom tempo com a presidenta, muito bom. Está fazendo exercícios, pensando muito, lendo muito, assessorando-me e ajudando".
Em resposta ao jornal sobre a visita de vários presidentes latino-americanos à maior da Antilhas no atual contexto internacional assinalou que se evidencia o apoio a Cuba.
Mais adiante, respondendo à última pergunta de outro jornalista, expressou que o resultado da visita de Cristina Fernández de Kirchner foi "ótima em todos os sentidos".
Na Escola Latino-Americana de Medicina
A Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) é uma prova dessa ânsia da região por uma nova realidade, "mais um testemunho do projeto coletivo que impulsionamos", disse à imprensa a dignitária argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que chegou, com o general-de-exército Raúl Castro Ruz, à instituição, horas antes de terminar sua visita a Cuba.
O entusiasmo com que foram recebidos por mais de 800 jovens argentinos que estudam na Ilha anunciou um encontro jubiloso. E foi assim. Depois de um intercâmbio com o reitor da ELAM, Juan Carrizo, os aplausos e os ritmos latino-americanos invadiram o anfiteatro.
Em nome dos bolsistas, o estudante Camilo Zenón deu as boas-vindas oficiais aos presidentes.
Fernández de Kirchner retribuiu a ação com palavras: "Nesta época de pós-modernidade, de vaidades da mídia, e de discursos sem idéia de futuro, a presença de vocês aqui demonstram que as coisas estão mudando. Gostaria agradecer a Cuba, em nome destes jovens, de suas famílias e do povo da Argentina, este esforço, que além de possibilitar-lhes o acesso ao conhecimento, é também um exercício de integração latino-americana", assinalou a presidenta.
Além disso, convocou os estudantes a continuarem trabalhando "e a pensarem sempre no próximo, que é a chave para fazer parte desse processo coletivo".
Durante o ato, ao qual assistiram também o membro do Bureau Político e ministro da Saúde Pública, José Ramón Balaguer; o secretário do Conselho de Estado, José Miyar Barrueco; e a vice-ministra das Relações Exteriores, Yiliam Jiménez, e outros convidados, a presidenta recebeu uma bata de médico e um estetoscópio como símbolo, segundo disseram os futuros médicos, do compromisso que eles têm de contribuir com as mudanças para o setor da saúde no seu país.
Ao terminar a cerimônia, com abraços para Cristina e Raúl, os jovens conseguiram dilatar o intercâmbio. O empolgante encontro concluiu entre anedotas do Che e sorrisos. (Miriela Fernández Lozano)

Nenhum comentário: