terça-feira, 23 de setembro de 2008


EUA consomem sozinhos 45% da cocaína do planeta, revela Informe da ONU sobre Drogas
O Informe Mundial sobre Drogas 2008, publicado recentemente pelo Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Delito (UNODC, sigla em inglês), revelou que os Estados Unidos são responsáveis pelo consumo de 45% de toda a cocaína do planeta, ainda que sua população corresponda a apenas 4,5% da população mundial.
Mesmo sendo o maior consumidor mundial de cocaína, esta droga ocupa apenas a segunda posição entre o consumo de ilícitos nos EUA, com 31,6% de preferência. Em primeiro lugar encontra-se a maconha, com 35,3% do total de consumidores de drogas. As anfetaminas são a terceira, com 12,4% e os derivados do ópio (como heroína), em quarto, com 9,8%.
O Informe das Nações Unidas também anunciou que a Colômbia continuou na liderança da produção mundial da cocaína, sendo responsável por 60% da droga produzida no mundo e que o Afeganistão é responsável por 92% da produção dos opiáceos (especialmente heroína).
Em comum, os dois países sofrem ingerência direta dos norte-americanos. Desde 2000, os EUA atuam no país sul-americano através do ‘Plano Colômbia’, com presença militar e com a injeção de bilhões de dólares, sob o suposto argumento de ‘combater o narcotráfico’. Porém, o que se observou nesses anos foi o aumento da produção da cocaína no país.
No Afeganistão, a produção de heroína atingiu a liderança mundial após a ocupação norte-americana iniciada em 2001. Antes da invasão dos EUA, a plantação de ópio havia sido banida pelo governo afegão.
Apesar de todo o envolvimento político, financeiro e militar com o mercado das drogas, Bush usou o informe da ONU para dizer que a “Bolívia, a Venezuela e a Birmânia falharam nos últimos 12 meses em cumprir suas obrigações na luta contra o narcotráfico”.
Em resposta, o presidente boliviano Evo Morales, afirmou que “o governo dos EUA não tem nenhuma moral para falar de drogas. Quer nos impor uma lei de cerco aos produtores de coca, mas não faz nada para cercear o consumo das drogas entre os norte-americanos
”.

Nenhum comentário: